Servidor conclui o Ironman 70.3 de Penha

29. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Natação, ciclismo e corrida. Só mesmo um triatleta como o coordenador de engenharia do IFSC, Luiz Felipe Vieira Silva, para conseguir completar essas modalidades esportivas em um único dia. No último sábado (25), Luiz alcançou o 551º lugar-geral entre 800 pessoas que competiram o Ironman 70.3 em Penha (SC). O número 70.3 está em milhas e corresponde a 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, ou seja, a metade da distância de um Ironman (homem de ferro).

O engenheiro civil do IFSC, de 32 anos, sempre foi fã do esporte. Incentivado pelo pai, treina para competir desde os 18 anos. “O bem-estar, a diminuição do estresse e a manutenção da saúde que o esporte proporciona foram, para mim, os principais fatores motivacionais que permitiram chegar onde cheguei”, diz.

No início jogou vôlei, em seguida, Luiz, aos 20 anos, dedicou-se ao Jiu-jitsu durante quatro anos e chegou a competir em nível nacional. Um dia, após uma lesão para se recuperar de uma disputa do esporte, o atleta passou a andar de bicicleta. Em 2011, Luiz Felipe percorreu mais de 150 km de bicicleta no “Circuito Pedra Branca de Ciclismo” e competiu no 5º Desafio Marcio May, em Rio do Sul.

O interesse pela corrida e pelo Ironman veio há três anos. “Escolhi me dedicar a competições voltadas aos três esportes que englobam essa modalidade de triathlon, o Ironman, porque é um esporte desafiador e de grande realização pessoal”, afirma. Além do ciclismo e provas de corrida de 5 e 10km, no ano passado Luiz também fez sua primeira meia maratona – o “Revezamento Volta à Ilha”, em Florianópolis. Esta prova foi feita juntamente com o servidor que trabalha na Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSC, Eduardo Hannada.

Luiz considera o Ironman 70.3 em Penha (SC) o seu primeiro Ironman. “Os triathlons que eu fiz em Balneário Camboriú e Florianópolis foram só para aprender a administrar o nervosismo, a melhorar o desempenho frente as adversidades das provas e comparar o meu tempo com os competidores”, destaca. A meta do engenheiro era alcançar a marca de 6h30. Luiz afirma que atingiu 6h42 por precaução. “Para não me machucar durante a corrida após ter pedalado com vento e muito calor, optei por desacelerar o ritmo”, explica.

Luiz Felipe treina há um ano com a “Sprint Assessoria Esportiva”, que o auxilia para as provas de Ironman. “Antes os treinos eram focados em técnicas e preparo físico de cada modalidade de triathlon separadamente, agora os treinos já estão mais rigorosos, mais direcionados para provas iguais as do Ironman”, declara o atleta, que faz cinco a sete treinos por semana, com duração média de duas horas cada.

Além do apoio do fisioterapeuta Fernado Pereira da Clinica Flex, Luiz Felipe também conta com o auxílio de um nutricionista que o ajudou a perder 25 kg na época que pesava 115kg, há dois anos. “Não apenas eu, mas qualquer um não precisa ser um superatleta para querer ser um Ironman. Basta dedicação, gostar de esportes e treinar um pouco de cada vez”, explica o triatleta que já tem grandes objetivos no esporte. Em maio, após fazer o Ironman de Florianópolis, Luiz quer conhecer o mundo por meio do esporte. “O Meio Ironman de Punta Del Leste de 2012, no Uruguai, me agrada muito”, comenta.

Tags:

4 comentários até o momento. em "Servidor conclui o Ironman 70.3 de Penha"

  1. Fabiana disse:

    Oi Luiz! Parabéns para conquista!

  2. paulo disse:

    Tua postura como pessoa e postura como atleta me dão muito orgulho.

    Parabéns Luiz.

    A equipe Sprint esta muito orgulhosa de vc e sua conquista.

    Abraço do treinador.

  3. Camile - Nutricionista disse:

    Parabéns Luiz!!!! Grande guerreiro.

  4. Luiz Felipe disse:

    Ficou show!!! Muito legal mesmo!! Agradeço enormemente o reconhecimento dessa conquista pessoal!!! VALEU! E se algum servidor se sentiu empolgado com o esporte ou já pratica o Triathlon, vamos combinar uns treinos!! Abraços!!!