Projeto de extensão do Campus Florianópolis-Continente promove atividades gratuitas em Florianópolis

3. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias

A partir deste domingo (09), um trabalho de extensão do Campus Florianópolis-Continente vai incentivar a população de Florianópolis a conhecer a natureza e a cultura da Ilha de Santa Catarina. O projeto “Domingo no Parque da Lagoa do Peri & Barra da Lagoa” vai promover, durante nove domingos, diversas atividades gratuitas para toda a família nessas regiões da capital. Entre as atrações, estão trilhas, contação de histórias, oficina de dobradura e de argila, entre outras.

A ideia do projeto surgiu a partir do curso de qualificação oferecido pelo campus de condutor ambiental. Com duas turmas já formadas e uma em andamento, o curso forma profissionais para conduzir visitantes em atrativos turísticos naturais da Ilha de Santa Catarina, promovendo a orientação e a interpretação dos aspectos ambientais e socioculturais locais.

A professora Liz Ribas, uma das coordenadora do projeto, explica que os condutores acabam atendendo a muitos turistas e a intenção é trabalhar com os próprios moradores. “Queremos gerar essa demanda com a própria população da cidade para que eles conheçam mais esses atrativos naturais locais e adquiram conhecimento em educação ambiental”, conta.

Além disso, o projeto é uma forma de divulgar o trabalho dos egressos do curso de condutor ambiental que, junto com os estudantes do curso de condutor cultural, fundaram a Associação dos Condutores Ambientais e Culturais da Grande Florianópolis, a UATAPÍ. “Queremos que os egressos sejam vistos e reconhecidos pelo mercado e com esse projeto buscamos dar um apoio nesse sentido de divulgar o trabalho dos condutores”, destaca a professora.

As atividades serão executas por oito alunos bolsistas do projeto, que fazem o curso de condutor ambiental, além de condutores voluntários, com a supervisão de professores do campus. “Durante cada atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a ilha de Santa Catarina”, afirma Liz.

As atividades serão realizadas em todos os domingos de 9 de setembro a 4 de novembro. A inscrição será por ordem de chegada. Todas as atividades são gratuitas.

Confira algumas orientações da organização do projeto:

• As trilhas poderão ser canceladas ou alteradas em dias de chuva e de acordo com as condições do caminho.
  • Não será permitido banho durante a atividade.
  • Grupos com menores de 12 anos apenas podem participar da trilha Piscinas Naturais
  • Levar lanche na trilha da Galheta
  • Crianças menores de 12 anos deverão estar acompanhadas por um responsável
  • O lanche é de responsabilidade dos participantes

PROGRAMAÇÃO POR LOCAL

Domingo na Barra – Local: Cais da Barra (próximo à ponte)

9h às 9h45
Recepção de pessoas para realização da trilha Barra-Galheta-Barra (máximo de 20 pessoas)

Trilha Barra-Galheta-Barra

13h30 às 15h30
Recepção de pessoas para realização da trilha Piscinas Naturais (máximo 20 pessoas)

15h30 às 17h30
Trilha Piscinas Naturais

Domingo no Peri – Local: sede do Parque do Peri

9h às 9h45 | 13h às 14h30
Recepção no Parque e inscrição para trilhas (máximo de 20 pessoas)

10h às 12h | 15h às 17h
Trilha do Saquinho (público: adultos e adolescentes)

Atividades para crianças (de 0 a 10 anos):

Contação de histórias

Oficina de dobraduras: animais do Parque

10h às 10h30 | 15h às 15h30
Pausa para lanche

10h30 às 11h30 | 15h30 às 16h30
Trilha da Pitangueira (máximo de 25 pessoas)

11h30 às 12h | 16h30 às 17h
Oficina “Modelando ou desenhando a natureza”

Para mais detalhes, clique aqui e acesse a página do projeto no Facebook ou ligue para (48) 3271 1421.

Tags: