Termo de acordo de fim de greve segue em discussão

4. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Em assembleia do Sinasefe-SC realizada nesta segunda-feira (03), os servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) não chegaram a um consenso sobre o termo de acordo de fim de greve que irá nortear a reposição dos dias paralisados durante o movimento, iniciado em 18 de junho. O termo apresentado foi elaborado conjuntamente pelo comando local de greve e uma comissão da gestão composta pela Reitoria e representantes dos diretores-gerais, sendo debatido e consensualizado por todos os presentes nas reuniões. A assembleia reafirmou ainda o indicativo de saída de greve até o dia 10 de setembro.

Após a leitura total do termo, foram feitas solicitações de esclarecimento sobre alguns itens do termo e também proposições de alterações no texto. A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, participou da assembleia para esclarecer as dúvidas dos servidores.

De acordo com o termo proposto, a reposição deveria ser feita preferencialmente aos sábados. O impasse principal do termo de acordo foi o item 7, que dispõe sobre a reposição dos dias paralisados. O Sinasefe-SC defende que a reposição seja do trabalho acumulado, enquanto a Reitoria propõe que os dias paralisados sejam repostos, tanto em aulas, quanto em atividades administrativas.

Depois de uma discussão sobre o item, a assembleia foi suspensa para que a comissão responsável pela redação do termo se reunisse novamente. Após uma pausa de aproximadamente 1h, a assembleia foi retomada, porém sem um consenso sobre a redação do item.

Segundo a reitora do IFSC, a reposição precisa ser feita amparada na legalidade. “Não podemos assinar um acordo que, futuramente, pode prejudicar a instituição e o servidor”, disse Maria Clara.

De acordo com a reitora, a gestão está trabalhando com o calendário acadêmico para retorno, no máximo, no dia 10 de setembro. “Temos que assumir uma reposição séria, devemos isso aos alunos e à sociedade”, ressalta Maria Clara.

Reuniões serão realizadas nesta terça-feira (04) para que se chegue a um acordo sobre a redação do termo. Uma nova assembleia foi marcada para esta quarta-feira (05), às 13h30, no ginásio do Campus Florianópolis.

Tags: ,