Pessoas com deficiência participam de formação profissional no Campus Florianópolis-Continente

6. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

O Campus Florianópolis-Continente  iniciou em julho as aulas do curso de formação inicial de auxiliares de manipulação de alimentos para 23 alunos deficientes residentes no município de São José. O projeto denominado Gastronomia Inclusiva foi concretizado a partir de termo de cooperação técnica entre o IFSC e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – Núcleo Regional Santa Catarina (Apabb/SC). Ao longo deste semestre serão formadas duas turmas somando 50 vagas.

Segundo Denise Aparecida Michelute Gerardi, supervisora administrativa da Apabb/SC, o projeto desenvolvido no IFSC é inédito no país. “O Projeto Gastronomia Inclusiva é piloto em Santa Catarina, essa é a primeira experiência da Apabb com cursos na área de gastronomia. Estamos muito satisfeitos com o retorno dos alunos e dos seus familiares. Este ano firmamos convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São José e para 2013 pretendemos ampliar para outros municípios”, disse.

Para os servidores do IFSC envolvidos na parceria, os maiores desafios diziam respeito à superação de preconceitos quanto à pessoa com deficiência em ambiente de produção de alimentos. “Fizemos diversas reuniões, visitas e discussões internas porque precisamos adaptar nossos métodos de ensino ao perfil médio da turma. A parceria com a Apabb foi crucial porque eles dominam com excelência a análise de perfil e direcionamento dos seus públicos”, afirmou a professora Maria Helena Alemany Soares que é coordenadora local do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Especiais (Napne).

O curso prevê 160 horas de aulas, divididas em dois módulos de formação: básica e profissional. Para o professor Gustavo Maresch a experiência de lecionar para alunos deficientes tem sido transformadora. “Os alunos nos surpreenderam pela sensibilidade e habilidade. Um cuida do outro e tenta ajudar. Percebemos esse afeto. São conversadores e ansiosos. Estamos no início de um trabalho que precisa ser constantemente avaliado e aperfeiçoado. Uma das primeiras constatações é que podemos aumentar a carga horária e propor mais técnicas”, afirmou.

Homenagem

No dia 29 de agosto a Apabb/SC convidou a equipe do campus envolvida diretamente na elaboração e execução do projeto para uma homenagem dos alunos da primeira turma. Os estudantes entregaram lembranças para o grupo de servidores que ouviu emocionado aos depoimentos dos cursistas. O aluno Durval Alves D’Gostini disse que todos os colegas da Apabb ficaram muito ansiosos e preocupados quando souberam do movimento de greve. “Quero agradecer ao IFSC por nos receber tão bem. Me sinto muito bem aqui”.