IFSC integra o Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis
13. setembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) faz parte da primeira gestão do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis. Criado pela Lei Complementar nº 432, de 07 de maio de 2012 – a Lei de Inovação, o Conselho é um dos principais instrumentos de estímulo e apoio do desenvolvimento do polo tecnológico, da indústria do conhecimento e dos empreendimentos inovadores de Florianópolis. O pró-reitor de pesquisa, pós graduação e inovação do IFSC, Mário de Noronha Neto, representou o Instituto na cerimônia de posse dos membros do Conselho realizada no início deste mês.
O Conselho Municipal de Inovação é constituído por membros vinculados à administração municipal, à comunidade científica, tecnológica e de inovação, às entidades empresariais e à sociedade civil organizada. O processo de escolha dos membros iniciou no mês de junho e foi organizado e realizado por entidades e instituições de diversas áreas de atuação. A indicação dos membros foi feita pelas entidades reunidas em grupos temáticos, após o registro e a divulgação dos perfis dos candidatos interessados em comporem o Conselho.
O Conselho Municipal de Inovação permite a participação direta da comunidade nas ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do município. A Lei Municipal de Inovação prevê diversas atribuições ao órgão, entre elas a fiscalização do uso dos recursos do Fundo Municipal de Inovação e do Plano Municipal de Inovação. A primeira gestão do Conselho Municipal de Inovação terá também a atribuição de aprovar o regimento interno do órgão, além de participar da regulamentação dos demais instrumentos criados pela Lei Municipal de Inovação. O mandato dos membros do Conselho será de três anos.
Para o pró-reitor do IFSC, a participação do Instituto no Conselho é muito importante, pois permitirá que a instituição contribua de forma efetiva na formulação da política municipal relacionada à ciência, tecnologia e inovação. “Outro ponto importante é o contato e a troca de experiências com as diversas instituições que compõe o conselho”, complementa Noronha.
Além da posse, também foi realizada no início do mês a primeira reunião do Conselho Municipal de Inovação. Um dos temas da reunião foi o regimento interno, aprovado pelos membros e que será aprimorado por um grupo de trabalho organizado pelos conselheiros. A reunião também deliberou sobre a escolha dos três membros do Comitê Gestor. Foram eleitos os representantes da UDESC, Fundação CERTI e I3. A data da próxima reunião também ficou pré-definida para o mês de outubro.
Para saber mais sobre a lei da inovação e ver todos os integrantes do Conselho Municipal de Inovação, clique aqui.
Com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Florianópolis