Alunos do Campus SMO estão na final da Olimpíada de Agropecuária

18. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

Professor Diego (à esq.) e alunos Kassiano, Douglas e Edison formam a equipe Tchê Agroecologia.

A equipe Tchê Agroecologia, formada por três alunos do Campus São Miguel do Oeste, está na fase final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), que será realizada em outubro. Douglas Maciel Carboni, Edison Tiago Dresch e Kassiano José Krzyzanovsky são estudantes do terceiro e último módulo do curso técnico concomitante em Agroecologia e têm como professor-orientador Diego Albino Martins, coordenador de Recursos Naturais do campus.

Nas duas primeiras fases da Obap, a equipe teve que responder a duas provas virtuais – uma sobre agricultura e outra sobre zootecnia – e elaborar um estudo de caso sobre inovação na agropecuária (trabalharam em uma biofábrica de ração para animais). Na segunda fase, a equipe do IFSC ficou em 12o lugar entre 56 grupos de todo o País convocados para essa etapa na categoria “Integrado/Concomitante” (no total, 365 equipes inscreveram-se na Olimpíada, das quais 298 na categoria “Integrado/Concomitante”).  A próxima fase ocorrerá entre 11 e 12 de outubro.

Esta é a segunda edição da Obap e é a segunda vez que uma equipe do Campus São Miguel do Oeste participa da olimpíada. Em 2011, a equipe do IFSC foi medalhista, ficando em 15o lugar. A olimpíada é destinada a alunos de cursos técnicos do eixo tecnológico Recursos Naturais, do qual fazem parte que o IFSC possui, como Agroecologia (campi Canoinhas, Lages e São Miguel do Oeste), Aquicultura (Itajaí), Fruticultura (Urupema) e Pesca (Itajaí), além de cursos de outros eixos, mas ligados à área de Agropecuária, como o de Agroindústria (Canoinhas, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê), que o IFSC também oferece.

O professor Diego Martins avalia que a participação na Obap é uma oportunidade para os alunos do campus desenvolverem trabalhos em conjunto. “Uma boa participação é também o reconhecimento de que eles e o curso estão no caminho certo”, completa.

Saiba mais sobre a Obap no site da Olimpíada.