Campus Caçador lança SNCT

19. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Eventos, Matérias

O Campus Caçador do IFSC realizou na terça-feira, dia 18, o evento de lançamento da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, e a diretora de Comunicação, Waléria Külkamp Haeming, fizeram palestras para os alunos do campus sobre a importância da SNCT e os benefícios em participar de projetos de extensão e pesquisa. A SNCT será realizada em Caçador entre os dias 17 e 19 de outubro, com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

As palestras para os alunos ocorreram em dois períodos, à tarde e à noite. O pró-reitor Golberi Ferreira fez uma explanação sobre a história do IFSC, desde a fundação em 1909, até o recente processo de expansão iniciado em 2006 e que resultou na implantação do Campus Caçador. “Destacamos que os cursos do Instituto Federal são voltados para a realidade local”, conta. Depois, foi feita apresentação sobre a SNCT e como o tema de 2012 pode ser explorado no evento local.

O diretor-geral do Campus Caçador, Juarez Pontes, explica que o evento ocorrerá todo no campus durante os três dias. A abertura tem programadas palestras do diretor de Desenvolvimento do Ensino do IFSC, Paulo Roberto Wollinger, e do gerente regional de educação do governo do Estado em Caçador, Mario Cachinski. No segundo dia, serão organizadas visitas ao campus e, no último, palestras, oficinas e mostra de trabalhos dos alunos.

Em 2012, o IFSC não fará um evento centralizado em Florianópolis para a SNCT – cada campus tem liberdade para fazer o seu próprio evento. “É importante a iniciativa do lançamento para divulgar a Semana. Fica a ideia para para que os outros campi façam como o de Caçador fez”, afirma a diretora Waléria Haeming. O Instituto Federal vai participar, entre 16 e 19 de outubro, das comemorações da SNCT em Brasília, com três a exibição de três projetos: um do Campus Araranguá, outro do Campus Florianópolis e um do Campus Jaraguá do Sul.

Em Caçador, Golberi e Waléria fizeram também uma palestra para os servidores como parte do programa Reitoria Itinerante, falando sobre o funcionamento da extensão e da comunicação no IFSC.