IFSC assina sistema de prospecção de agentes financiadores

19. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Para permitir que os pesquisadores do IFSC tenham acesso às diversas oportunidades de fomento nacionais e internacionais existentes, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) assinou o Sistema Financiar. Por meio de um sistema automatizado de busca via web, a ferramenta informa os editais e demais oportunidades de diversos agentes financiadores que apoiam projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. O Instituto irá disponibilizar o acesso para 500 servidores.

A ferramenta foi desenvolvida pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), fundação de apoio da Universidade Federal de Viçosa. A partir de um convênio firmado em 2010 entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa e a Funarbe, o sistema foi liberado para outras instituições por meio de assinaturas anuais.

O Sistema Financiar aproxima os pesquisadores das fontes de recursos para projetos. De acordo com o diretor de Inovação e Assuntos Internacionais do IFSC, Luiz Henrique Castelan Carlson, a ferramenta proporciona agilidade e conhecimento de novas oportunidades. “Com o sistema, os pesquisadores tem em um só lugar diversas opções de fomento, que podem ser acessadas pelo painel de usuário ou recebidas por email”, conta.

A ferramenta concentra diversos tipos de oportunidades de fomento, como editais, chamadas, prêmios, bolsas, estágios, auxílios a eventos, publicações e viagens. As oportunidades são apresentadas de forma resumida, apresentando itens como descrição, data limite, forma de solicitação, valor financiado, elegibilidade, requisitos, restrições, contatos e dados da agência de fomento.

O sistema é considerado pioneiro em âmbito nacional por disponibilizar fontes nacionais e internacionais de financiamento em todas as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente. As fontes trazem informações que contemplam instituições públicas, empresas privadas e organismos não governamentais em projetos científicos e tecnológicos, de cunhos sociais, econômicos e ambientais.

Cada usuário deve personalizar as informações que deseja receber. “Ao definirem o seu perfil de atuação, os usuários passam a receber, de forma seletiva, automática e periódica, as informações de suas áreas de interesse”, explica Carlson.

O IFSC tomou conhecimento da ferramenta quando o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto, participou de eventos da área em que o sistema foi apresentado. “Vimos no Financiar uma ferramenta importante para auxiliar nossos pesquisadores na captação de recursos externos para projetos de pesquisa e extensão”, destaca.

A assinatura de um ano do sistema custou para o Instituto R$ 26 mil e dá direito a 500 cadastros de usuários. “Sabemos que é um valor razoável, mas um projeto submetido e contemplado graças ao uso desta ferramenta já compensa nosso investimento”, afirma.

Como não será possível oferecer senha para todos os servidores – já que a assinatura limita o número de cadastros a 500 – os acessos serão distribuídos para servidores das pró-reitorias e dos campi que estejam vinculados a cargos ou funções que divulguem oportunidades e submetam projetos externos e, principalmente, para membros de grupos de pesquisa indicados pelo próprio grupo. Nas próximas semanas, quem foi selecionado receberá os dados para acesso e poderá usufruir do sistema. Aqueles que não forem contemplados, mas tiverem interesse em acessar o sistema, deverão entrar em contato diretamente com a PRPPGI.