Conselho Superior do IFSC forma duas novas comissões

20. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Em reunião realizada nesta quarta-feira (19) o Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) formou duas novas comissões de trabalho. Uma delas irá formular as diretrizes para a execução orçamentária da instituição e a outra irá revisar os documentos que definem as competências dos colegiados.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC, Andrei Zwetsch Cavalheiro, fez uma apresentação de como é feita atualmente a programação orçamentária do Instituto. O objetivo foi preparar os conselheiros – muitos foram empossados recentemente – para a aprovação do orçamento 2013, que será feita na última reunião do ano.

Segundo a pró-reitora de Administração, Elisa Flemming Luz, algumas definições sobre a execução orçamentária já são feitas pelo Ministério da Educação. “O MEC já nos dá algumas diretrizes, mas o IFSC também pode criar seus próprios mecanismos para definir como a verba recebida anualmente deve ser utilizada”, explica.

Na sequência, foi feita uma apresentação das principais competências dos colegiados do IFSC: Conselho Superior, Colégio de Dirigentes, Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas, Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão e os Colegiados dos Campi.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, esclareceu que alguns assuntos são de competência de mais de um colegiado, por isso a necessidade de revisão dos documentos. “É melhor que tenhamos mais de um órgão colegiado apreciando do que nenhum, mas também temos alguns vácuos, assuntos que não são competência de nenhum colegiado, e isso precisa ser resolvido”, ressalta.

Outros assuntos

Além da formação das comissões, também foram apreciadas as diretrizes para a reposição das atividades acadêmicas e administrativas após o período de greve. Segundo a reitora do IFSC, o Ministério da Educação recomendou que o documento tivesse o respaldo do órgão máximo da instituição. Também foi aprovado o novo regimento interno do Campus São José, que em breve será disponibilizado no site do campus.

Tags: