IFSC promove seminário de planejamento na próxima semana

20. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Gestão, Matérias, Reitoria

Nos dias 26 e 27 de setembro, cerca de 120 servidores de todos os campi e da Reitoria participarão do Seminário de Planejamento 2013-14 no hotel Torres da Cachoeira em Florianópolis. Pela primeira vez, a intenção é fazer um planejamento institucional integrado, alinhando os planos dos campi e da Reitoria. A discussão deve gerar um documento norteador para que cada campus e pró-reitoria organizem suas ações.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, explica que um evento para pensar o planejamento do Instituto já havia sido feito antes, mas agora o método é diferente. “Antes, não havia um único planejamento, pois tanto a Reitoria quanto os campi elaboravam seus planejamentos que funcionavam em paralelo”, explica.

Segundo o pró-reitor, o objetivo dessa vez é integrar todas as ações com base em objetivos gerais. “Queremos chegar a um instrumento norteador mais abrangente, mas sem limitar o planejamento local dos campi para as questões locais”, afirma.

Para desenvolver os objetivos gerais, a equipe de Gestão do IFSC – formada pela reitora e pelos pró-reitores – analisou diversos documentos de referência para a administração, como o termo de acordo de metas firmado entre o Ministério da Educação e o Conif e o plano plurianual do Governo. Também foram considerados o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto, os focos institucionais e o plano de gestão da atual equipe. Clique aqui para conferir os documentos.

No evento, esses objetivos gerais serão revisados pelos participantes. Na sequência, serão formados grupos para discutir e estabelecer os objetivos específicos e os resultados esperados de cada projeto.

A partir da discussão do seminário, cada campus e pró-reitoria deverá fazer seu planejamento com participação dos servidores. “Com base em orientações gerais, cada gestor terá a autonomia de conduzir o processo no seu campus ou na sua pró-reitoria junto com sua equipe de trabalho”, explica Andrei.

A previsão é que os planejamentos dos campi sejam concluídos em outubro e o da Reitoria em novembro, uma vez que parte deste depende do planejamento pelos campi. Com isso, tudo será consolidado num só documento. O planejamento institucional 2013-14 deve ser aprovado pelo Conselho Superior do IFSC em uma reunião no final de na reunião ordinária de 5 de dezembro.

Tags: