IFSC completa 103 anos no próximo domingo

21. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Matérias

Neste domingo, dia 23 de setembro, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completará 103 anos de atividade. Durante a abertura do Ação Cidadania, evento realizado no Campus Florianópolis nesta sexta-feira (21), foi feita uma comemoração simbólica da data, com a execução do parabéns pela Orquestra do IFSC e corte do bolo.

A instituição foi criada por meio do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Desde o começo, a atuação da escola já se voltava para atender as demandas do setor produtivo e da comunidade. No início, a instituição oferecia ensino primário, formação em desenho, oficinas de tipografia, encadernação e pautação, além de cursos de carpintaria da ribeira, escultura e mecânica.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destaca que a natureza da instituição sempre foi profissionalizante. “Nós já nascemos com o compromisso de formar profissionais para o mundo do trabalho. Nossa essência é essa”, explica.

Ao longo desses 103 anos, a instituição teve várias alterações de nome: Liceu Industrial de Florianópolis (1937), Escola Industrial de Florianópolis (1942), Escola Técnica Federal de Santa Catarina (1968), Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (2002) e, finalmente, Instituto Federal de Santa Catarina (2008).

Atualmente, o IFSC oferta desde cursos de qualificação/formação inicial e continuada (FIC) até Mestrado Profissional. O processo seletivo para os cursos técnicos e de graduação ofertam cerca de 3 mil novas vagas por semestre.

São 19 campi em todas as regiões do estado – e mais dois em implantação – atendendo cerca de 16 mil alunos. Ao todo, conta com mais de 1.600 servidores. Maria Clara ressalta que esses números devem crescer ainda mais. “Nos próximos anos, queremos ampliar ainda mais o número de cursos e alunos, mantendo sempre o foco na profissionalização e na formação do cidadão”, destaca.

Clique aqui para assistir o vídeo produzido pela TV IFSC.