IFSC realiza ato de entrega do Campus Gaspar à comunidade

24. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Eventos, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza na próxima sexta, dia 28, o ato de entrega do Campus Gaspar à comunidade, depois da finalização das obras de urbanização. O evento começa às 19h, no auditório do campus, localizado na Rua Adriano Kormann, 510, bairro Bela Vista. “É um evento de confraternização e congraçamento e uma oportunidade para mostrar o que somos, por que viemos e o que fazemos. Queremos agradecer a comunidade por ter acreditado e apoiado este projeto”, afirma o diretor-geral do Campus Gaspar, Carlos Antonio Queiroz.

A inauguração oficial do Campus Gaspar ocorreu em uma cerimônia realizada em Brasília em dezembro de 2010, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a autorização de funcionamento ao campus, que iniciou as aulas dos cursos técnicos no primeiro semestre de 2011. O ato de entrega oficial, no entanto, marca a finalização das obras de urbanização, o que permite ao campus entrar em pleno funcionamento.

As obras, executadas nos últimos sete meses e com valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão, incluem: iluminação das principais áreas de circulação e estacionamentos do campus; construção de uma portaria para controle de acesso de veículos e outra para controle de acesso de pedestres; pavimentação para trânsito de veículos e pedestres; plantio de mudas de árvores, arbustos e grama nas áreas de lazer e circulações externas; execução de instalações elétricas e iluminação externa; construção de muros e cercas; e execução de sistema de drenagem.

O Campus Gaspar tem cerca de 6,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 34 mil metros quadrados e recebe mais de 700 alunos em cursos técnicos e de qualificação profissional (FIC). “Nosso objetivo é dar conta das demandas da sociedade para a formação cidadã e a qualificação profissional e trabalhamos sempre na perspectiva de uma educação profissional e tecnológica com qualidade”, diz o diretor-geral Carlos Queiroz.

Hoje o campus oferece cursos técnicos em Administração, Informática, Modelagem do Vestuário, Química e Vestuário, além de cursos de qualificação profissional. Cada campus do IFSC é projetado para atender alunos de até 50 quilômetros no entorno. No caso do Campus Gaspar, os alunos hoje são principalmente da própria cidade, de Blumenau e de Ilhota. “À medida que formos implantando e difundindo nossa marca, vamos nos propagando e conseguindo capilaridade em outros municípios”, avalia Queiroz.

A implantação do Campus Gaspar começou em 2008. Naquele ano, foi cedido um terreno pela Associação de Moradores do Bairro Bela Vista (Ambevi) ao IFSC e realizada a audiência pública para escolha dos cursos a serem oferecidos. Foram aplicados 600 questionários com empresários, trabalhadores, desempregados e diretores de escolas, entre outros.

Os cursos técnicos do campus dividem-se nas modalidades integrado (em que o estudante faz o ensino médio e o técnico no IFSC) e concomitante (o aluno faz o curso técnico no IFSC e o médio em outra instituição). “Hoje trabalho como chefe de depósito de uma rede de loja de móveis e eletro graças aos cursos do IFSC, tendo uma visão aberta e completa em administrar a vida profissional e pessoal”, avalia Sérgio Bosio, estudante do curso técnico concomitante em Administração e que já fez também os cursos de qualificação em Auxiliar de Administração e Informática Básica.

O Campus Gaspar também destaca-se pela atuação no Mulheres Mil, um programa do governo federal que visa à inserção socioeconômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. As alunas participam de aulas de economia doméstica, saúde e meio ambiente, além de cidadania e direitos da mulher. Já foram atendidas 123 alunas, geralmente com idade a partir dos 35 anos.

O IFSC possui atualmente 19 campi em funcionamento em todas as regiões de Santa Catarina e mais dois em implantação. “Com a instalação de um campus do IFSC, a população tem a oportunidade de ter uma qualificação profissional gratuita e de qualidade”, afirma a reitora do Instituto Federal, Maria Clara Kaschny Schneider. No Vale do Itajaí, além de Gaspar, o Instituto Federal de Santa Catarina atua em Itajaí.