IFSC vence em nove modalidades no JIFSul

25. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conquistou o primeiro lugar em nove modalidades nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), realizados no sábado, dia 22, em Florianópolis. A competição reuniu, além do IFSC, o Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), e serviu como classificatório para os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs), que serão disputado em Foz do Iguaçu (PR).

As vitórias do IFSC ocorreram no futebol de campo masculino, vôlei de praia masculino, vôlei de quadra masculino, xadrez feminino (Mariana Nazário), 200 metros rasos feminino (Eduarda Antunes Lins de Lima), 400 metros rasos feminino (Júlia Pinho Malmann), 800 metros rasos feminino (Andrezza Simoni Michelon) e tênis de mesa masculino duplas (Lucas Martins e Jhonata Machado) e individual (Jhonata Machado).

O IF que venceu mais modalidades na competição foi o IFFarroupilha, com 15 conquistas. Já o IFSul saiu vitorioso em quatro modalidades. O JIFSul foi organizado pelo IFSC, contou com cerca de 300 estudantes-atletas e realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e no clube Comercial, no bairro Córrego Grande.

Poder participar de um evento como o JIFSul foi motivo de empolgação para os estudantes. Fernanda von Dentz, de 15 anos, aluna do Campus São Miguel do Oeste, competiu no futsal depois de viajar 12 horas de ônibus e chegar a Florianópolis às 6h30 da manhã do sábado. “É cansativo, mas vale a pena. A gente sempre faz amigos”, diz Fernanda, que joga futsal há quatro anos e disputou também o JIFSC, os jogos internos do IFSC.

Bruno Gartner, 16 anos, aluno do Campus Florianópolis, disputou o basquete e avalia que o esporte ajuda no rendimento na escola. “Ajuda a gente a descontrair, a relaxar quando temos provas”, diz. Leonardo Alegretti, 17 anos, veio do Campus Santo Augusto do IFFarroupilha para disputar o tênis de mesa, numa viagem que durou também 12 horas (chegou na sexta à noite). “A empolgação é grande, principalmente por ter a chance de disputar os Jogos Nacionais.”

Confira abaixo os vencedores por modalidade.

Atletismo 100m feminino – Cândida Brandt (IFFarroupilha)

Atletismo 100m masculino – Rudinei de Freitas Gomes (IFFarroupilha)

Atletismo 200m feminino – Eduarda Antunes Lins de Lima (IFSC)

Atletismo 200m masculino – Leandro Vargas Alfaro (IFFarroupilha)