Gestores de instituição sueca visitam o IFSC

26. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus São José, Gestão, Matérias, Reitoria

No início desta semana (24 e 25), gestores do Blekinge Institute of Technology (BTH) estiveram em Florianópolis visitando o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O BTH e o IFSC já possuem um convênio para cooperação. A intenção é ampliar ainda mais a interação entre as instituições.

Participaram da visita a agente de marketing do BTH, Lena Vogelius, o gerente de marketing, Joakim Ekberg e a chefe de relações internacionais, Maria Engelmark. Os gestores suecos foram recebidos pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider; pelos pró-reitores de Extensão e Relações Externas e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Golberi de Salvador Ferreira e Mário Noronha Neto; pelo diretor de ensino, Paulo Roberto Wollinger e pelo coordenador de Relações Internacionais, Jair Cadorin. Além de participarem de uma reunião na Reitoria, os visitantes conheceram a estrutura dos campi Florianópolis, Florianópolis-Continente, São José e Palhoça-Bilíngue.

O grupo sueco veio ao Brasil pela primeira vez para participar de uma conferência no Rio de Janeiro de recrutamento de estudantes e de uma reunião na Universidade Federal do Amazonas. Os gestores aproveitaram a viagem para conhecer o IFSC, uma vez que as duas instituições já possuem um convênio de cooperação internacional.

Até o momento, apenas um estudante do IFSC já estudou no BTH por meio do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). Mas, de acordo com o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, a intenção é ampliar essa parceria e enviar mais alunos. “Eles estão agilizando o credenciamento da instituição no Programa Ciência Sem Fronteiras”, explica Golberi. Durante a visita, os gestores suecos também sinalizaram a vontade de aumentar a parceria já existente com a possibilidade do IFSC receber alunos suecos e das instituições realizarem projetos conjuntos de pesquisa. O intercâmbio de professores também é um interesse comum entre as instituições.

O BTH tem como foco a tecnologia da informação aplicada e a inovação para o crescimento sustentável. Atualmente, possui dois campi e cerca de 8.800 alunos, dentre estes 1.200 são estrangeiros, procedentes de 70 países. Os brasileiros ainda não são tão expressivos em números, mas chamam a atenção dos gestores em relação à postura. “Os alunos brasileiros são ambiciosos e mais parecidos com os europeus”, disse a chefe de relações internacionais, Maria Engelmark. A agente de marketing do BTH, Lena Vogelius, complementou: “Os brasileiros se integram e interagem mais facilmente”.

Apesar do pouco tempo em Florianópolis, os gestores suecos saíram impressionados com o IFSC. “Tivemos uma primeira impressão excelente e ficamos admirados com o crescimento que o Instituto teve em tão pouco tempo”, afirmou Maria Engelmark. O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC também avalia a visita como positiva. “Temos muito o que aprender com o BTH. Eles têm uma integração muito forte entre ensino, pesquisa e extensão e especialmente parcerias com empresas, que é uma grande meta que precisamos alcançar”, avalia Golberi.

Tags: , ,