IFSC realiza Seminário de Planejamento 2013-2014

28. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Gestão, Matérias, Reitoria

Nos dias 26 e 27 de setembro foi realizado o Seminário de Planejamento 2013-2014 do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento aconteceu no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis, e contou com a participação de aproximadamente130 gestores da instituição.

Estavam presentes a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, pró-reitores, diretores e chefes de departamento dos 19 campi e também da Reitoria, além de quatro representantes do Conselho Superior do Instituto e do presidente da Comissão Própria de Avaliação. O evento foi organizado pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, pela Diretoria de Gestão do Conhecimento e pela Coordenadoria de Planejamento.

A reitora do IFSC fez a abertura do evento, ressaltando que momentos como esse são de extrema importância para a instituição. “Este seminário trará um retorno muito grande, não só para a instituição mas também para nossos alunos. Um planejamento bem feito, elaborado de forma colaborativa, reflete em qualidade institucional, para que possamos atender um número cada vez maior de estudantes”, afirma.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, explica que o seminário é o terceiro passo do Planejamento Institucional para os anos de 2013 e 2014. “O primeiro passo foi o acompanhamento de como está o andamento do Planejamento 2012 e o diagnóstico realizado pelos pró-reitores desde o início da gestão, mas em especial nas semanas subsequentes à Reunião Geral da Reitoria, em que se explicou a metodologia e agenda de todo o processo”, relata.

Durante o seminário, foram apresentados os 18 macroprojetos institucionais e seus objetivos gerais, resultantes da primeira e segunda etapas do planejamento. Após a apresentação, os gestores foram divididos em sete grupos, os quais foram responsáveis pela elaboração dos objetivos específicos e resultados esperados desses projetos. Clique aqui para conferir os 18 macroprojetos do IFSC.

Segundo Andrei, além disso, o seminário também marca o lançamento do processo de planejamento dos campi. “Queremos integrar os gestores dos campi ao processo global, subsidiar a articulação entre campi e Reitoria e lançar as bases para um planejamento que consiga garantir atendimento às peculiaridades e especificidades de cada campus, mas sem fragmentar as questões que são estratégicas para a instituição”, explica o pró-reitor.

Até o final do ano, o Planejamento Institucional será concluído para passar para apreciação do Conselho Superior. As datas das próximas etapas estão sendo definidas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e serão divulgadas posteriormente.

Confira na intranet arquivos referentes ao Planejamento 2013-2014. E veja aqui a apresentação feita pelo pró-reitor Andrei Zwetsch Cavalheiro na abertura do evento.