Conif encerra missão em Portugal com acordos assinados

9. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) encerrou a participação na 2ª Conferência da Rede Europeia das Universidades de Ciências Aplicadas (UASnet) com dois memorandos de entendimento assinados, além das parcerias firmadas entre instituições brasileiras e portuguesas. O evento reuniu representantes de 18 países, no período de 28 de setembro a 4 de outubro, em Portugal.

A delegação brasileira foi composta de 23 reitores de instituições da Rede Federal, além de dois pró-reitores e três assessores internacionais. O evento reuniu ainda representantes dos seguintes países: Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Lituânia, China, França, Polônia, Portugal, África do Sul, Irlanda, Suíça e Holanda.

A programação em Portugal foi definida pela coordenação da UASnet, que reservou os dois primeiros dias, 28 e 29 de setembro, para o estabelecimento de contatos bilaterais com instituições portuguesas e de outros países. Nos dias 1º e 2 de outubro foram realizados amplos debates sobre o sistema das Universidades de Ciências Aplicadas (UAS) e o processo de internacionalização. Nos dois últimos dias a delegação brasileira participou de visitas técnicas.

Debate

A Rede Federal foi apresentada pelo reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e vice-presidente do Conif, Sérgio Pedini, que destacou as particularidades das instituições, o processo de expansão, as modalidades ofertadas e a convergência entre ensino, pesquisa e extensão. Ao abordar o processo de internacionalização das instituições da Rede, Pedini ressaltou estratégias como os projetos de cooperação técnica, a cooperação interinstitucional e o Programa Ciência sem Fronteiras.

Memorandos

A tarde do último dia de debates, 2/10, foi marcada pela assinatura de acordos. O presidente do Conif, Denio Rebello Arantes, e o presidente da UASnet, Tim Creedon, assinaram memorando de entendimento, reafirmando o fortalecimento das ações voltadas à educação, pesquisa e inovação. A cooperação irá possibilitar o intercâmbio de boas práticas, facilitar o contato entre as instituições e estimular a mobilidade de alunos e servidores.

Em seguida, o presidente do Conif e o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), João Sobrinho Teixeira, assinaram memorando para agilizar o processo de reconhecimento, revalidação e equivalência de graus e títulos acadêmicos entre as instituições da Rede e os Institutos Politécnicos portugueses. O documento deu início às ações da Rede Federal para a regulamentação do reconhecimento de diplomas, já autorizada pelo Conselho Nacional de Educação no Parecer CNE/CEB nº 13, de 9 de novembro de 2011.

Para Arantes, a assinatura do Memorando com a UASnet “representa o comprometimento da Rede Federal de EPCT para o incremento da produção científica”. Sobre a parceria com o CCISP, ele ressaltou que a proximidade cultural, a qualidade dos Institutos Politécnicos Superiores e a seriedade em suas ações “foram fundamentais para o estreitamento da cooperação”.

Por articulação do Conif, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o CCISP oficializaram acordo para garantir a implementação de bolsas de mobilidade acadêmica no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. O próximo passo é a aprovação do edital que abrirá até 1.500 bolsas por ano para alunos da Rede Federal. Os estudantes serão alocados em Institutos Politécnicos de excelência.

Participaram da cerimônia de assinatura dos memorandos de entendimento o Ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, e o presidente da Câmara Municipal de Bragança, António Jorge Nunes.

Visitas técnicas – após as sessões da conferência, nos dias 3 e 4 de outubro, a delegação brasileira foi organizada em grupos para realização de visitas técnicas a institutos politécnicos e institutos técnicos. Os reitores conheceram a estrutura física, a organização e a atuação das instituições portuguesas, além das ações em curso para a internacionalização. Na oportunidade, representantes de instituições de ensino dos dois países firmaram acordos bilaterais de cooperação. Foram visitados cerca de 20 institutos politécnicos, dois institutos técnicos e duas universidades.

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: