Projeto do Campus Gaspar leva informações sobre meio ambiente à comunidade

9. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

Promover o desenvolvimento sustentável é o objetivo principal do Ciclo de Formação Ambiental, um projeto de extensão desenvolvido no Campus Gaspar desde o fim de setembro. Alunos, servidores, terceirizados e comunidade em geral participam das sete oficinas temáticas realizadas quinzenalmente, com quatro horas cada, que buscam unir o referencial teórico com a aplicabilidade do tema.

“Para ministrar as oficinas, além da equipe do projeto, são convidados outros profissionais da comunidade, quando necessário, estreitando assim as relações com outras instituições”, explica a responsável pelo projeto, Graciane Regina Pereira.

O Ciclo de Formação Ambiental é apoiado por meio de edital interno do Campus Gaspar. A professora Graciane afirma que o desenvolvimento sustentável “só é possível com a participação de todos para que se atinja a qualidade ambiental e consequentemente a qualidade de vida”. “Atividades de educação ambiental, quando atreladas aos princípios emancipatórios, contribuem para que os indivíduos possam ter posturas responsáveis. Porém, este processo educativo precisa estar embasado no conhecimento científico”, diz. Em outubro, haverá duas oficinas: 11/10 (matutino), com o tema “Água, aspectos ambientais, sociais e culturais”, e 26/10 (vespertino), com o tema “Uso de saneantes”.

Os temas trabalhados nas oficinas são: consumismo; uso de saneantes; a crise energética; gestão ambiental em instituições de ensino; poluição do ar e suas consequências; água, aspectos ambientais, sociais e culturais; paisagem: jardins e hortas e áreas de convivência; resíduos: sólidos (recicláveis, construção civil, orgânico) e sólidos perigosos (nuclear, biológico etc.); e recursos naturais e ecossistemas: proteção e valoração ambiental, unidades de conservação, equilíbrio ecológico de ecossistemas.

A ideia do projeto surgiu depois que o campus passou a implantar ações ambientais. “Espera-se a cada ano oportunizar um ciclo de formação para a comunidade de forma continuada, envolvendo os novos alunos e servidores, ampliando e aprofundando os temas a cada  ciclo”, conta Graciane. O projeto termina em dezembro de 2012 e pode continuar com o apoio de outros editais.