Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas realiza reunião com coordenadores

11. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

Nos dias 9 e 10 de outubro, os coordenadores de Extensão e Relações Externas (CEREs) de todos os campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) se reuniram no hotel Cambirela, em Florianópolis. O encontro foi promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas e teve como objetivo a socialização das atividades de extensão e comunicação em cada campus.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, destacou a importância das ações de comunicação, que são uma vitrine para a instituição, que precisa sedimentar sua imagem perante a sociedade. “É uma área muito sensível onde o menor erro pode ser multiplicado, gerando ruídos e às vezes prejuízos para esta imagem”, explica.

“Destaco também a valorização cada vez maior da das ações de extensão e relações externas, como parte integrante e ativa do tripé ensino-pesquisa-extensão. Fazer com que o nosso trabalho tenha uma inserção mais rápida e direta na comunidade local e regional é algo que precisamos buscar. É parte da nossa missão”, completa Golberi.

O primeiro dia do encontro foi destinado à Diretoria de Extensão. De acordo com a diretora, Fabiana Mortimer Amaral, os principais objetivos da reunião foram o diagnóstico da Extensão nos campi e também a análise da minuta da nova resolução da extensão. “Usamos uma metodologia para identificar os pontos fortes e fracos da extensão em cada campus e percebemos que o principal problema é o entendimento por parte da comunidade interna sobre o que é a extensão”, relata.

A partir desse diagnóstico, foi encaminhado que os CEREs continuarão a realizar a capacitação em projetos de extensão com os servidores nos campi e que haverá um aperfeiçoamento da divulgação das atividades de extensão, por meio da publicação de uma revista. Já a minuta da nova resolução da extensão, que já foi apresentada aos pró-reitores, agora será disponibilizada para consulta da comunidade interna para depois passará pelos órgãos colegiados do IFSC.

No segundo dia, quem comandou a reunião foi a diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Kulkamp Haeming. Segundo Waléria, o objetivo principal foi ouvir os campi, para que se pudesse traçar um diagnóstico da comunicação (Jornalismo, Marketing e Eventos), no resgate de um trabalho articulado entre os Campi e a Reitoria e entre os campi. “Um dos principais indicadores para ação efetiva de comunicação, que aflorou neste encontro, foi a inexistência de uma estrutura de comunicação nos campi, tanto física quanto de recursos humanos. É necessário que haja a institucionalização da comunicação no IFSC”, avalia.

Segunda a diretora, o primeiro passo já foi dado, a partir da construção da Política de Comunicação Institucional, que é um dos macroprojetos da instituição que integram o Planejamento 2013/2014. “A política vai não só dizer qual a estrutura mínima de comunicação que precisamos ter em cada campus, como também vai definir valores, objetivos, diretrizes e normas com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e estratégias de comunicação, ampliando a nossa atuação no fortalecimento da marca IFSC diante de seus diversos públicos”, conclui Waléria.

Tags: ,