Campus Araranguá participa da gravação do programa “Sala de Professor” da TV Escola

16. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

A equipe do programa “Sala de Professor” da TV Escola – que integra os professores Felipe Damasio e Maurício Dalpiaz Melo do Campus Araranguá – foi ao campus realizar o projeto “Minha aula dá um Sala” nos dias 10 e 11 de outubro. Essa iniciativa, desenvolvida pelos professores, tem como principal objetivo transformar os vídeos da TV Escola em uma proposta didática para ser usada nas salas de aula do ensino médio.

A TV Escola, que possui estúdios em Brasília, é a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. Durante os dois dias de gravação no campus para a temporada 2013 do programa, os alunos do ensino médio integrado do campus saíram a campo. Os estudantes presenciaram e estudaram as consequências da exploração inconsequente do carvão na região Sul de Santa Catarina e visitaram a Barragem São Bento – feita para suprir a necessidade de abastecimento de água na região – mas que também provoca danos ao meio ambiente.

Segundo a coordenadora de produção da equipe do TV Escola, Celeste Casella, o IFSC Araranguá está mudando a forma de ensinar. “Os alunos estão passando a participar do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo projetos, estudos científicos e trabalhando a interdisciplinaridade, o que contribui para uma formação crítica e comprometida com o mundo que os cerca”, afirma.

O apresentador do programa, Walmir Cardoso Thomazi, acrescenta que os professores são os principais responsáveis pelo alcance do objetivo do Instituto em formar cidadãos que tenham compromisso com a região na qual estão inseridos, abrindo inúmeras portas e fazendo com que o aluno tenha uma visão científica do mundo. “Os professores do IFSC como um todo, em particular os professores de Araranguá, são excelentes, comprometidos com a educação séria e de qualidade. Eles se interessam por levar experiências e estudos extraclasse para os alunos, fazendo experimentos, pesquisas e incentivando a iniciação científica”, diz.

Tags: ,