Campus Chapecó tem seu primeiro grêmio estudantil

18. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

Com jeito tímido e de quem está realizando um sonho, o aluno Lucas Manasseis, do curso técnico integrado em Informática do Campus Chapecó, tem um importante papel pela frente. Nesta semana, ele foi eleito o presidente do primeiro Grêmio Estudantil do campus. O grupo – intitulado Integrar – será responsável por representar os estudantes dos cursos técnicos. Entre as propostas de trabalho, estão melhorar as condições do passe estudantil – buscando articulação junto à Prefeitura Municipal -, lutar pela construção de um restaurante universitário e por espaços de convivência para os estudantes.

Lucas explica que a ideia de se montar um grêmio surgiu durante o período de greve deste ano. “Usamos o período que estávamos sem aula para discutir e, com a ajuda de professores, fomos construindo essa formação política diante da necessidade que sentíamos de fazer com que os alunos fossem escutados”, conta.

Formado por 12 alunos dos cursos técnicos do campus, o Grêmio quer ser um canal de expressão dos estudantes. “Sentimos que precisávamos de um grêmio para adquirirmos forças para falar pelos alunos e participar de decisões junto com a direção do campus”, destaca Lucas.

O diretor-geral do Campus Chapecó, Mauro Ceretta Moreira, apoiou desde início a formação do grêmio. “É importante que os alunos tenham essa representação discente, inclusive, legalmente”, afirma o professor que também já participou de Grêmio Estudantil.

Futuramente, o Grêmio deve contar com uma sala em que os alunos poderão se encontrar e discutir ideias. Quem quiser entrar em contato com o grupo também pode mandar email para gremio.ifsc.chapeco@gmail.com ou ainda acessar o blog http://gremioifscchapeco.wordpress.com/ que em breve passará a ser atualizado pela chapa eleita.

Tags: