Araranguá e Caçador terão seus campi ampliados

19. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Garopaba, Câmpus São Carlos, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Matérias

Os campi Araranguá e Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) passarão por reformas para ampliação dos seus espaços físicos. Na semana passada, foram publicados os editais de concorrência, que preveem a construção do bloco II do Campus Caçador e dos blocos IV e V do Campus Araranguá. As obras irão beneficiar centenas de alunos nessas duas regiões.

Segundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a Reitoria está se empenhando para garantir as condições para a oferta de ensino público, gratuito e de excelência em todos os campi do Instituto. “Temos a percepção de que muito ainda há para ser feito, mas estamos no caminho e contamos com o empenho e compreensão de todos os servidores nestes processos, que muitas vezes são demorados”, observa.

Atualmente, o IFSC possui cerca de 90 solicitações de obras e serviços de engenharia a serem executados. “Estamos vivenciando esse momento de grande trabalho. Só tenho a agradecer aos servidores envolvidos, principalmente do Departamento de Obras e de Engenharia. Todos estão fazendo um grande esforço para executarmos o maior número de obras possível. Nossa expectativa é conseguir executar todo nosso recurso orçamentário e os extras que virão da Setec/MEC”, conta Maria Clara.

De acordo com a pró-reitora de Administração, Elisa Flemming Luz, o Departamento de Obras e de Engenharia trabalha de forma articulada com uma empresa, contratada especificamente para elaborar os projetos e seus quantitativos. “Na fase de projeto, tanto servidores quanto a direção do campus são envolvidos, pois é preciso definir as necessidades especificas de cada área. A Diretoria de Expansão tem o papel de mediar esse processo. Logo após o recebimento dos projetos, nossos engenheiros fazem a análise técnica dos mesmos, solicitando ajustes e fazendo os orçamentos”, explica. Segundo Elisa, todo esse processo leva, em média, 12 meses para ser concluído, mas pode demorar um pouco mais dependendo das modificações necessárias.

Segundo o diretor de Administração do IFSC, Érico de Avila Madruga, os projetos constam no Plano Diretor de Engenharia 2012 e seguiram critérios objetivos para definição de prioridades discutidos e aprovados em reuniões dos chefes do Departamento de Administração. “Algumas mudanças na ordem de execução dos processos, já previstas inicialmente, foram realizadas em virtude da chegada de recursos extraorçamentários, solicitados pela Reitoria junto à Setec”, ressalta.

Campus Araranguá

O Campus Araranguá possui uma forte demanda para ampliar o número de alunos, mas o espaço físico é um limitador para que isso aconteça. Com a construção dos blocos IV e V, o campus passará a contar com um miniauditório, sala de convivência dos servidores, cantina, duas salas de professores, três novos laboratórios para aulas práticas, dois novos laboratórios de informática, oito novas salas de aula, uma sala para o departamento administrativo e uma sala para o departamento de ensino.

Segundo Elisa, no início de 2011 a pró-reitoria de Administração esteve no campus, durante o projeto Reitoria Itinerante, quando foi constatada a necessidade da ampliação. “Em julho de 2012 a Setec abriu um edital que tratava de apoio à reestruturação da Rede Federal. Enviamos o projeto dos blocos IV e V, que foi contemplado. Agora estamos aguardando os prazos legais de publicação e finalização dos processos, para que possamos contratar uma empresa vencedora ainda esse ano, para que as obras iniciem em 2013”, relata a pró-reitora.

De acordo com o diretor-geral, Emerson Silveira Serafim, o Campus Araranguá está operando acima do limite. “Atualmente temos problemas para alocação das 28 turmas que estão em andamento. Com os novos blocos, poderemos atender melhor as novas turmas dos cursos técnicos integrados em Eletromecânica e Vestuário e também analisar a possibilidade de ofertarmos novos cursos, conforme a capacidade do corpo docente que temos”, ressalta.

Campus Caçador

O projeto do Campus Caçador começou a ser concebido em 2011 e trará grandes benefícios ao campus, que hoje utiliza um espaço locado que não é adequado às suas necessidades. O bloco II deverá abrigar 13 salas de aula, dois laboratórios de Informática, laboratórios para os cursos técnicos em Plástico e Vestuário e também um espaço destinado aos funcionários terceirizados.

De acordo com o diretor-geral do campus, Juarez Pontes, após a conclusão da obra, o campus deverá ampliar de forma significativa o número de alunos. “Essa obra será o marco de um futuro promissor para o IFSC em Caçador. Somente com o novo espaço poderemos pensar na ampliação do quadro de pessoal e oferta de novos cursos”, ressalta.

Os editais de concorrência encontram-se disponíveis no site do IFSC e também no www.comprasnet.gov.br.

Outras obras

Ainda este ano, serão iniciadas obras de reforma geral no Campus Xanxerê, que foi instalado em um prédio preexistente, federalizado, e com problemas estruturais e elétricos. Está prevista também a melhoria das salas de aula e dos laboratórios.

Já está em andamento também o edital de reforma e adequação dos laboratórios do Campus São Miguel do Oeste. Na próxima semana, serão publicados no Diário Oficial da União os editais de licitação para construção dos campi São Carlos e Garopaba.