Estudantes argentinos visitam o Campus Chapecó

23. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

Na semana passada, no último dia de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), estudantes do Instituto Arias de Saavedra – da Argentina – estiveram no campus para uma troca de experiências com alunos e servidores brasileiros, que também hospedaram os visitantes. Durante dois dias, o grupo de 21 estudantes e três professores do município San Antonio, da província Misiones, participou de um intercâmbio cultural. A programação incluiu uma mesa redonda com o tema Ocupação, colonização e integração na fronteira entre Brasil e Argentina.

A vinda do grupo argentino para o Brasil foi possível a partir de uma conversa entre a professora de Língua Espanhola e Língua Portuguesa do Campus Chapecó, Ana Maria Bonk Massarollo, e a professora de Língua Portuguesa do Curso de Letras do Instituto Arias de Saavedra, Marilce Mari em maio deste ano. As docentes se conheceram por serem da mesma cidade, São Miguel do Oeste. “De lá para cá mantivemos contato e começamos a organizar a vinda do Instituto para Chapecó”, afirma Ana.

O grupo argentino veio com um ônibus do próprio Campus Chapecó. Para acolhê-los, servidores e alunos do IFSC se dividiram e ofereceram hospedagem de um dia em suas próprias casas.

Uma das anfitriãs foi a estudante do curso técnico integrado em Informática do campus, Maiza Rossatto. Com 15 anos, a aluna mora com sua família e chegou a pensar que a mãe não ia gostar da ideia de abrigar duas estrangeiras. “Quando eu pedi para ela, ela achou legal e aceitou, pois disse que se um dia eu fizer intercâmbio também vou precisar de uma família que me receba”, conta.

Essa é a primeira vez que Maiza participa de um intercâmbio cultural e a experiência foi bem positiva. “Eu aprendi bastante e também pude ajudá-las com o português”, afirma.

A mesa redonda contou com a participação de professores da Argentina, do IFSC e da Universidade Federal da Fronteira Sul. “Organizamos também um momento cultural com participação de nossos alunos e dos estudantes do Instituto Saavedra para encerrar o evento”, conta a professora do IFSC.

Para a professora do IFSC, a visita dos estudantes argentinos foi um momento especial para o Campus Chapecó. “Damos o primeiro passo para estreitarmos relações e buscarmos aproximar culturas e etnias diferentes entre os dois países”, destaca Ana Maria.

A primeira experiência de intercâmbio do campus abriu a possibilidade de alunos do IFSC também visitarem o instituto argentino. “A coordenadora de San Antonio conversou com nosso diretor sobre a possibilidade de firmarmos um convênio de intercâmbio entre as duas instituições, com programas de cooperação e coordenação para a execução de projetos de capacitação, estágios, pesquisas, acadêmicas e culturais, reforçando o desenvolvimento e a gestão de ambas as instituições”, afirma Ana.

Tags: ,