Campus Palhoça-Bilíngue forma primeira turma de curso técnico nesta sexta

25. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Eventos, Matérias

O Campus Palhoça-Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) forma nesta sexta-feira (26) a primeira turma do curso técnico subsequente em Materiais Didáticos Bilíngues (Libras-Português). A cerimônia, que será realizada no Auditório da Faculdade Municipal da Palhoça a partir das 19h, formará 13 profissionais.

O diretor-geral do campus, Vilmar Silva, explica que o curso, que teve duração de um ano, é voltado para a produção de materiais didáticos para a educação infantil. “ Temos um grande número desse tipo de material para crianças ouvintes, mas pouco existe para crianças surdas. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para a produção de materiais que possibilitam um melhor aprendizado para elas”, afirma.

A formanda Viviane Meyer, de 30 anos, é professora da rede municipal de ensino de Palhoça e já trabalha com educação especial. “Saímos do curso com uma experiência muito boa. As próximas turmas devem ser ainda melhores, pois com o tempo o curso vai se aperfeiçoando”, declara. Sobre a cerimônia desta sexta, Viviane conta que a expectativa está grande. “Espero que dê tudo certo”, conclui.

Recentemente, os cursos técnicos subsequentes em Materiais Didáticos Bilíngues (Libras-Português) e Tradução e Interpretação (Libras-Português) foram aprovados em forma experimental pelo Conselho Nacional de Educação (Câmara de Educação Básica), passando a fazer parte do catálogo dos cursos técnicos do Ministério da Educação.

Saiba mais sobre o campus

O campus Palhoça-Bilíngue do IFSC é o primeiro da América Latina especializado na oferta de educação profissional e tecnológica para surdos. É também o único campus bilíngue da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Atualmente, o campus conta com 21 servidores e cerca de 250 alunos matriculados. Em breve, ofertará o curso técnico integrado em Comunicação Visual e o curso técnico subsequente em Tradução e Interpretação (Libras-Português).

Tags:

Os comenários não estão permitidos.