Projeto Saúde e Lazer beneficia comunidade de Florianópolis

26. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Por meio de um projeto de extensão desenvolvido no Campus Florianópolis, pessoas da comunidade, principalmente da terceira idade, podem fazer exercícios físicos três vezes semana, aliando saúde e lazer. É o caso do casal Vera Regina Fraga, 64 anos, e Osni Francisco Fraga, 66, que participam do Projeto Saúde e Lazer. “É bom para o corpo e para a mente”, diz Osni.

Todas as segundas, quartas e sextas pela manhã, cerca de 120 pessoas participam das atividades do Projeto Saúde e Lazer, no ginásio 2 do Campus Florianópolis.  São duas turmas, uma das 7h30 às 8h30 e outra das 8h30 às 9h30. Os exercícios são de alongamento, coordenação motora e atividades aeróbicas. Não há nenhum custo nem limites de idade, embora a procura maior seja de idosos. Para poder participar, é necessário fazer inscrição – geralmente no fim do ano -, e trazer um atestado médico. Já há lista de espera para 2013.

Vera Fraga está há cinco anos no Saúde e Lazer e procurou o projeto por indicação da tia e da amiga. Ela é diabética, assim como o marido Osni, e considera que fazer os exercícios faz bem para sua saúde. “Está sendo muito bom pra gente. E fazemos muitas amizades aqui.”

O Saúde e Lazer tem origem no Núcleo de Estudos da Atividade Física (Neaf), do Campus Florianópolis, criado em 2000. No início, as vagas eram abertas apenas para servidores da então Escola Técnica Federal, hoje IFSC. “No entanto, como a procura não era tão grande, abrimos para a comunidade há mais ou menos 10 anos”, explica a professora Adriana Durieux, do IFSC, que coordena o projeto. Além dela, a equipe que trabalha no Saúde e Lazer tem voluntários e bolsistas de educação física da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Por ser a maior parte do grupo composta por idosos, os exercícios são elaborados pensando nesse público. Dependendo também das especialidades dos bolsistas, pode haver atividades diferentes de um ano para outro. “Já tivemos vôlei e dança de salão”, conta Adriana.

Quem quiser saber mais sobre o Projeto Saúde e Lazer, pode entrar em contato com a Coordenadoria de Educação Física e Desportos do Campus Florianópolis, pelo telefone (48) 3221-0578.