Tem um curso pra você: técnico concomitante

26. outubro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Criciúma, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

No Ingresso 2013/1, aproximadamente um quarto das vagas oferecidas pelo IFSC são para cursos técnicos concomitantes, uma modalidade em que o aluno faz o ensino técnico no Instituto Federal e o ensino médio em outras instituições. Os cursos técnicos concomitantes, com 790 vagas abertas, são tema da série “Tem um curso pra você” nesta semana.

Para fazer o curso, é necessário que o candidato tenha disponibilidade de horário para estudar no IFSC e em outra instituição. É pré-requisito ter concluído a primeira série do ensino médio até a data da matrícula no IFSC. O Instituto Federal possui em funcionamento 25 cursos na modalidade técnico concomitante. A duração deles varia geralmente entre três e quatro semestres, com exceção do curso de Fruticultura, em Urupema, que tem cinco semestres.

A coordenadora de Cursos Técnicos do IFSC, Alessandra Maria de Espíndola, explica que a entrega do certificado de conclusão do curso técnico está condicionada ao aluno ter concluído também o ensino médio. “O público-alvo são pessoas que pretendem ter qualificação profissional ao mesmo tempo em que cursam o ensino médio. Elas recebem uma habilitação legal para o exercício profissional como técnico de nível médio, com validade nacional garantida, inclusive para fins de inscrição no correspondente Conselho Profissional.”

Kamila Biazoto faz o técnico concomitante em Edificações no Campus Criciúma. A opção dela foi por um curso mais rápido que o integrado – modalidade que estudava em outra instituição – e em uma área de grande empregabilidade na região. “É um curso bem abrangente, que te permite desempenhar diferentes funções na área de construção civil”, conta. Kamila completou o ensino médio no fim do ano passado, está na última fase do curso e gostaria de trabalhar com a área de projeto.

Já Adriana Gasparetto estuda no curso técnico concomitante em Agroindústria do Campus Xanxerê. Ela conta que escolheu o curso porque há falta de profissionais nessa área na região e, por isso, o curso possibilita uma “ótima colocação no mercado de trabalho”, segundo a estudante. “Está superando as expectativas, porque, além de visitação técnica, o curso proporciona aulas práticas, ações sociais e projetos de pesquisa, fazendo com que, além de adquirir conhecimentos diversos, encontremos oportunidade de ter contato com as empresas da região.”

As inscrições para o processo seletivo de ingresso em cursos do IFSC, incluindo os técnicos concomitantes, vão até 11 de novembro no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Confira mais informações no site ou pelo telefone 0800 722 0250. Abaixo, a lista de cursos técnicos concomitantes com vagas abertas neste semestre.

Campus Araranguá

Técnico Concomitante em Eletromecânica (Noturno) – 32 vagas