Servidores participam do I Seminário Catarinense do Programa Mulheres Mil

6. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus São Miguel do Oeste, Eventos, Matérias

Gestores do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IF Catarinense) participam nesta terça-feira (6) do I Seminário Catarinense do Programa Mulheres Mil. O encontro está sendo realizado na Reitoria e no Campus Florianópolis-Continente do IFSC. O objetivo é capacitar os participantes e socializar o conhecimento entre os envolvidos com o Programa nos institutos federais do estado.

Na pauta do seminário estão a institucionalização do Programa no IFSC e no IF Catarinense e o pagamento de bolsas produtividade/Extensão. A responsável pelo Mulheres Mil no IFSC, Silvana Maria Frigotto, explica que cada IF desenvolverá reuniões com seus gestores com pauta específica. “No final da manhã, as duas equipe se juntam para discutir a resolução que foi construída em Brasília por ocasião da capacitação dos gestores institucionais que foi entregue ao diretor da Setec para articulação e apresentação da demanda ao Conif”, diz a servidora. No período da tarde, os participantes trabalharão temáticas envolvendo Plano de Comunicação e importância das mídias sociais e Economia Solidária.

A abertura do seminário contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, que destacou a importância da institucionalização do programa. “Vamos trabalhar para a consolidação do programa na nossa instituição e para que ele vá além dos nossos institutos”, disse.

A dirigente do IFSC ressaltou que os resultados do Programa Mulheres Mil vão além do que pode ser medido. “Sabemos que um programa assim muda a vida das mulheres que participam dele e que elas levam os ensinamentos para suas comunidades”, afirmou.

O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo Federal. Estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – o programa possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que mulheres desfavorecidas consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

No IFSC, o Programa é articulado por meio da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas e está em andamento nos campi São Miguel do Oeste, Gaspar, Jaraguá do Sul, Araranguá, Joinville e Canoinhas. A responsável pelo Mulheres Mil no Instituto estima que cerca de 900 mulheres já ingressaram no programa só no IFSC. Já no IF Catarinense, participam do programa os campi Blumenau, Araquari, Camboriú, Sombrio, Videira (Fraiburgo) e Rio do Sul.

Para mais informações do Programa Mulheres Mil, clique aqui e acesse a página oficial do programa.

Tags: