Campus Itajaí promove torneio de pesca e oficina de aproveitamento de pescado

8. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Notas

Com os objetivos de promover a integração entre servidores e alunos do Campus Itajaí e levar à comunidade conhecimentos sobre sustentabilidade e aproveitamento do pescado, ocorre neste sábado, dia 10, em Balneário Piçarras, o 2º Torneio de Pesca do IFSC. O evento será realizado no Pesque e Pague Tironi e contará com uma competição por equipes, um almoço de confraternização e uma oficina sobre aproveitamento do pescado. As inscrições para o torneio podem ser feitas até quinta-feira, dia 8, no Campus Itajaí.

O torneio de pesca vai das 10h às 12h e as equipes podem ser formadas por 3 a 5 integrantes, sendo obrigatória a presença de pelo menos um aluno e um servidor do IFSC na equipe. A competição irá ocorrer em duas modalidades: maior quantidade de peixes capturados e maior peso total dos pescados. “Mas como iremos devolver os peixes à água, a pesagem vai ocorrer em seguida à captura do pescado”, conta o professor Rodrigo Macedo Gomes, um dos organizadores do evento.

No período da tarde será realizada a oficina “Aproveitamento Integral do Pescado”, ministrada pelo professor Rodrigo, na qual os participantes vão aprender como é possível aproveitar o máximo possível os peixes. “Normalmente a pessoa retira o filé do pescado e joga o restante no lixo. Mas o filé representa apenas 30% do peixe, por isso muita coisa é jogada fora”, explica.

Ainda durante o evento será realizado um almoço de integração entre os presentes, ao custo de R$ 10,00 por pessoa.

A oficina e o torneio de pesca foram viabilizados por recursos de editais de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas.