Projeto de extensão do Campus Lages socializa conhecimentos com agricultores

9. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

Por meio de um projeto de extensão, o Campus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) socializa conhecimentos da área de agroecologia com os agricultores familiares que entregam seus produtos para alimentação escolar da rede municipal. Na última segunda-feira, dia 5, agricultores da zona rural de Lages visitaram o campus e receberam da equipe do projeto “Conceitos Agroecológicos Aplicados na Agricultura Familiar” diversas instruções como, por exemplo, sobre o plantio de sementes em bandejas.

No final da visita, os agricultores receberam um kit, contendo um boné, um fôlder dos cursos do IF-SC, uma mensagem em agradecimento pela presença deles, e também foram entregues as primeiras cartilhas sobre produção agroecológica, sua viabilidade e seus benefícios, tanto econômicos quanto ambientais. A cartilha aborda as técnicas para melhorar a fertilidade do solo: compostagem, adubação verde, rotação de cultura, adubação com esterco de animais e produção de húmus por meio do minhocário.

“Elaborar material sobre produção agroecológica, está sendo um desafio gratificante, pois acreditamos na importância e nos benefícios que podem ser obtidos se as pessoas que trabalham na agricultura utilizarem esse método de produção”, afirma a professora Elisandra da Silva Alves, coordenadora do projeto. Ela explica que a agroecologia está diretamente relacionada ao bom uso de recursos naturais, visando obter uma produção saudável sem uso de adubos químicos e venenos, sem agredir o meio ambiente sendo um estilo para a busca de desenvolvimento sustentável.

A equipe do projeto é composta também por alunos bolsistas do curso técnico em Agroecologia. “Para os bolsistas, está sendo uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos, e pensar nas condições de produção na área rural do município, sendo também um incentivo à pesquisa e fortalecimento do seu interesse pelo curso”, diz Elisandra.