Cursos do IFSC são avaliados pelo Inep

12. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Governo Federal, Matérias

Durante o mês de novembro, quatro cursos de graduação do IFSC recebem visitas das comissões avaliadoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep). A avaliação in loco faz parte do processo do reconhecimento dos cursos exigido pelo Ministério da Educação. Participam da avaliação os cursos de licenciatura dos campi Araranguá e Jaraguá do Sul e de superior de tecnologia do Campus Joinville.

De 4 a 7 de novembro, os avaliadores do Inep estiveram nos campi Araranguá e Jaraguá do Sul para visitar os cursos de licenciatura em Física. O Campus Joinville será visitado de 18 a 21 de novembro e serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar e Mecatrônica.

O coordenador de cursos de graduação do IFSC, Dorival Nandi, explica que essas visitas in loco do Inep fazem parte do processo de reconhecimento de curso. “É um processo que precisamos participar por uma questão de cumprimento da legislação e também para buscarmos atender os indicadores da avaliação”, afirma.

A comissão do Inep avalia três dimensões em cada curso: o projeto pedagógico, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura. As notas podem variar de 1 a 5 – sendo que a aprovação ocorre quando o resultado é igual ou superior a 3. Nandi conta que, apesar dos cursos do IFSC que estão sendo avaliados neste mês já funcionarem desde 2009, a avaliação para reconhecimento do curso pelo Inep ocorre a partir do momento em que a primeira turma de alunos já tenha cursado pelo menos 40% da carga horária.

Após as visitas, o Inep ainda leva um tempo para divulgar a nota final. “Primeiro a instituição avaliada recebe um relatório em que pode aprovar ou contestar o resultado e só depois é que a nota é divulgada”, ressalta o coordenador. Caso não haja contestação, a expectativa é que o resultado esteja disponível em até dois meses.

Para quem quiser verificar as notas dos cursos do IFSC já avaliados pelo Inep, basta acessar a área da Coordenadoria dos Cursos de Graduação na intranet (clique aqui).

Tags: ,