Seminário discute ensino e pesquisa em Gaspar

12. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Eventos, Matérias

Na última semana, o Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoveu o I Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica (SP3). Durante dois dias, professores do ensino básico e técnico de Gaspar e do entorno do município participaram de palestras, mesa-redonda, sessões de pôsteres e minicursos temáticos. O evento terminou na sexta-feira, dia 9 de novembro, e contou com cerca de 110 participantes.

No primeiro dia, os participantes assistiram à mesa redonda “A pesquisa no contexto da educação básica e técnica” com as professoras Otilia Lizete Heinig, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Rosa Elizabete Militz Martins, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Paula Andréa Grawieski Civiero, do Instituto Federal Catarinense Campus – sendo a mediadora da mesa a professora do Campus Jaraguá do Sul do IFSC, Cátia Regina Barp Machado. As docentes discutiram a pesquisa no contexto da língua portuguesa, da matemática e das ciências humanas, áreas de conhecimento dos parâmetros curriculares nacionais.

A programação agradou os participantes. “O evento foi bastante proveitoso. Gostei da mesa redonda, em que a professora Otília mostrou exemplos práticos de como trabalhar a pesquisa”,disse a professora do Centro de Inclusão Digital de Gaspar, Norma Rosa,

O I Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica do Campus Gaspar surgiu de uma inquietação a respeito da maneira como a pesquisa pode ou deve permear o espaço da sala de aula e o cotidiano do professor. De acordo com a professora Ana Paula Kuczmynda da Silveira, uma das organizadoras do evento, essa primeira edição do seminário foi muito positiva. “Tivemos um envolvimento não só de professores da região, como também de diversos professores de institutos federais do Rio Grande do Sul, do Instituto Federal Catarinense e do Campus Jaraguá do Sul do IFSC, que trouxeram, inclusive, os licenciandos”, conta.

A professora destaca que a temática foi bastante relevante e já faz planos para uma segunda edição. “Queremos fazer o seminário a cada dois anos”, adianta.

Para informações mais detalhadas do evento, acesse a página do campus.