Moradores de São Miguel do Oeste aprendem artesanato no IFSC

14. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

Com o objetivo de ensinar uma nova atividade para a comunidade e, ao mesmo tempo, estimular a geração de renda por meio de uma atividade sustentável, o Campus São Miguel do Oeste iniciou, em outubro, o projeto de extensão “Oficinas de artesanato: ao alcance de todos”. Participam das oficinas 32 mulheres, divididas em duas turmas que têm encontros semanais no campus.

Segundo a professora de artes responsável pelo projeto, Noeli Moreira, em cada encontro é ensinada uma técnica diferente de artesanato. “Já passamos por pintura em tecido, fuxico, macramê, entre outras. A ideia é mostrar, ao longo dos dez encontros que compõem o projeto, o maior número possível de técnicas e permitir que cada participante possa exercer sua criatividade por meio do artesanato”, explica.

Além de conhecerem uma nova atividade, algumas alunas também se tornam multiplicadoras do conhecimento. É o caso de Maria Marilete Orso, de 56 anos, que participa de um clube de mães e, após as aulas no campus, ensina às colegas a nova técnica. “É uma oficina muito boa e eu gosto de passar adiante o que aprendo. As outras mães do clube ficam sempre ansiosas para saber qual vai ser a técnica de artesanato de cada semana”, conta Maria.

Os objetos criados durante as oficinas vão desde aromatizadores de ambiente até vasos feitos a partir de caixas de leite. Com as criações já foi realizada, inclusive, uma exposição no Campus São Miguel do Oeste.

O projeto “Oficinas de artesanato” é dos projetos viabilizados por meio do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Aproex) da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas.

Os comenários não estão permitidos.