Educação ambiental é tema de projeto de extensão em Itajaí

16. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

Levar a educação ambiental a alunos da rede municipal é o objetivo do projeto “Aprendendo com o Mar”, realizado desde agosto pelo Campus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em pareceria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI). Três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, três estudantes e professores do curso técnico em Pesca vão até a sede da ANI, no Saco da Fazenda, ministrar aulas para cerca de 50 crianças e adolescentes que frequentam escolinhas de remo e vela da associação.

“A ideia é incentivar a inserção da educação ambiental nos currículos das escolas da rede municipal. Para os estudantes do IFSC, também é uma oportunidade de vivência importante, pois eles podem repassar os conteúdos que aprenderam no curso técnico”, afirma a professora Renata Costella Acauan, coordenadora do projeto, apoiado com recursos de edital interno do IFSC para atividades de extensão (Aproex).

O projeto “Aprendendo com o Mar” tem como focos a diversidade, o meio ambiente e a cultura marítima. As atividades ocorrem por meio de ações de sensibilização e de oficinas temáticas, com foco no conhecimento do meio que cercam os alunos que frequentam as escolinhas da ANI. “Busca-se com estas ações o resgate de conteúdos vistos pelos alunos em sala de aula e a integração deste conhecimento às atividades de remo e vela e ao ambiente, sempre enfocando os ecossistemas costeiros da região de Itajaí e a importância de sua conservação”, diz Renata.

O apoio do Aproex ao projeto termina em dezembro, mas, de acordo com Renata, há a intenção de que continue em 2013, com a possibilidade de inclusão de professores da rede municipal entre o público atendido.