Conif participa de oficina de trabalho que discute reestruturação da carreira docente

23. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Dando sequência às discussões sobre o Plano de Cargos e Salários das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), professores de institutos federais e de universidades, representantes de entidades de classe e dirigentes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Planejamento (MPOG) participaram de oficina de trabalho nessa quarta-feira, 21/11, em Brasília. Integrante do grupo de trabalho (GT) dos Docentes, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi representado pelo seu vice-presidente, Sérgio Pedini, que acompanha todo o processo de negociação.

Na abertura dos trabalhos, Pedini destacou a expectativa do Conif para que o GT avance, apontando para a valorização dos docentes dos institutos federais e para um equilíbrio institucional. Na oportunidade, o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, esclareceu que o MPOG passará a ter efetiva participação nas reuniões e destacou que o grupo de trabalho viabiliza a construção de uma pauta de negociação positiva.

No decorrer das discussões, foram apresentados o histórico do Magistério Superior, o panorama e o perfil docente da Rede, com destaque à necessidade de definição de critérios para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e políticas de capacitação voltadas para a titulação acadêmica, além de outros pontos prioritários do GT de Carreira dos Docentes.

Participaram da oficina a secretária de Gestão Pública do MPOG, Ana Lúcia Amorim; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC), Aléssio Trindade de Barros; o coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Luciano Toledo; a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Dulce Tristão; o presidente da Federação dos Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação), Eduardo Rolim, e mais 50 professores de sindicatos ligados ao Proifes.

A oficina é uma das atividades do GT dos Docentes, que iniciou suas atividades em 18 de setembro de 2012 e teve o prazo de atuação prorrogado em mais 60 dias.

Representação – a participação do Conif nos GTs está prevista nos Acordos nº 01/2012 e nº 02/2012, referentes à reestruturação das carreiras de Magistério Federal e do Plano de Cargos e Carreira dos Técnicos Administrativos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: