Domingo é dia de exame para cursos técnicos

23. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

Neste domingo, dia 25 de novembro, 8.872 candidatos disputarão uma das 2.521 vagas oferecidas para os cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em todo o estado pelo processo seletivo 2013.1. O exame de classificação será realizado nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Quem vai fazer a prova já pode conferir seu local de prova no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Entre as modalidades de cursos técnicos, a maior disputa está nos cursos integrados ao Ensino Médio, com 3.949 candidatos parar 644 vagas. Nos cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o Ensino Médio, a relação é de 3.596 pessoas para 1.087 vagas. Já nos cursos concomitantes, são 1.327 candidatos para 790 vagas.

Cursos mais concorridos

A relação de candidatos por vaga foi divulgada seguindo a reserva de vagas. O índice pode ser conferido pela ampla concorrência e pelo sistema de cotas para Escolas Públicas, sendo esse dividido pela renda e pelos candidatos que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas.

Entre os cursos técnicos integrados, os mais concorridos pela ampla concorrência são Edificações, Eletrotécnica,Eletrônica e Química – todos do Campus Florianópolis. Nos técnicos concomitantes, a maior disputa é pelo curso de Eletromecânica – do Campus Araranguá -, seguido por Edificações e Informática – do Campus Canoinhas – e Eletroeletrônica, do Campus Joinville. Já nos cursos técnicos subsequentes, os maiores números de candidatos por vaga são dos cursos de Edificações e Segurança do Trabalho, do Campus Florianópolis, e Gastronomia, do Campus Florianópolis-Continente.

Sobre o exame

Na parte da manhã, serão aplicadas as provas para quem busca uma vaga nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. O início do exame é às 8h30. Já de tarde, é a vez dos candidatos aos cursos técnicos integrados, sendo que o exame começa às 14h.

A prova terá trinta questões de múltipla escolha. No caso dos cursos técnicos subsequentes, as perguntas abrangem conteúdo do Ensino Médio de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Para os cursos concomitantes, o conteúdo cobrado será referente ao Ensino Fundamental e à 1ª Série do Ensino Médio das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Já para os cursos integrados, as questões abordam conteúdo do Ensino Fundamental das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

O gabarito das provas será liberado no próprio domingo, a partir das 18h no site www.ingresso.ifsc.edu.br. A divulgação dos candidatos aprovados sai em 20 de dezembro. E as aulas para quem conquistar uma vaga começa no início de 2013 – de acordo com o calendário de cada campus.

Tags: