Mostra Científico-Cultural movimentou o Campus São José nesta semana

23. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Eventos, Matérias

Termina nesta sexta-feira (23) a Mostra Científico-Cultural (MMC) do Campus São José. O evento teve como objetivo dar aos estudantes condição de demonstrar sua originalidade, criatividade, raciocínio lógico, pesquisa e investigação. O tema da MMC foi “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

A mostra reuniu sete eventos em um, sendo eles: 2ª Semana de Telecomunicações, 1ª Semana de Refrigeração e Climatização, 1ª Semana da Licenciatura em Química, Mostra de Recursos Humanos, Feira de Ciências, Mostra Científica e Gincana de Integração. A cerimônia de abertura foi realizada na segunda-feira (19) e contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e do deputado federal, Pedro Uczai, que ministrou uma palestra sobre Energias Renováveis.

A reitora do IFSC ressaltou que esse tipo de evento permite colocar em prática a articulação entre ensino, pesquisa e extensão que deve sempre ser buscada pelo Instituto. “Essa integração é necessária, uma vez que queremos que nossos alunos tenham uma formação comprometida com a sociedade e os estudantes só tem a ganhar com eventos como esse”, afirmou Maria Clara.

Palestra de abertura

Após a cerimônia de abertura, o deputado federal, Pedro Uczai, ministrou uma palestra sobre Energias Renováveis. O também professor universitário afirmou que não existe futuro no planeta se não se pensar em formas de energia limpas e sustentáveis. “O Brasil pode se tornar o protagonista na área de energia renovável, pois possui as matérias-primas. O que nos falta é ciência e conhecimento”, disse ao provocar os servidores e alunos do IFSC para que busquem pesquisar novas tecnologias.

Um dos exemplos citados pelo deputado como alternativa futura é um projeto que vem sendo desenvolvido no Campus Chapecó. O trabalho propõe o desenvolvimento e testes com o parafuso de Arquimedes invertido, um tipo de turbina que atualmente só existe na Alemanha. Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

Aos estudantes, Pedro destacou as possibilidade de atuação para quem quiser atuar na área de energia no Brasil. “O mercado demanda por profissionais”, alertou.

Mostra de Recursos Humanos

A Mostra de Recursos Humanos foi o destaque do segundo dia da Mostra Científico-Cultural. Vinte empresas e instituições da Grande Florianópolis expuseram em estandes instalados no Centro de Convivência do campus novidades tecnológicas e informações sobre as oportunidades de trabalho para os estudantes.

O coordenador da Mostra Científico-Cultural, Marcelo Luiz Pereira, explica que a intenção de criar a Mostra de Recursos Humanos foi dar aos alunos das três áreas em que o campus atua – Química, Telecomunicações e Refrigeração e Condicionamento de Ar – a oportunidade de conhecer novas tecnologias e as oportunidades de emprego na região da Grande Florianópolis. “Ela serve para também mostrar o nosso campus a essas empresas”, completa.

Na tarde de terça, a turma da sexta fase do curso técnico integrado em Telecomunicações foi em conjunto visitar os estandes da Mostra de Recursos Humanos. A professora Elenira Vilela, que acompanhou os estudantes, avalia como positiva a iniciativa. “O contato com as empresas estimula os alunos a buscar mais conhecimento e eles veem que o conhecimento que adquirem em aula pode ser aplicado na prática”, diz.

Mais informações da MMC podem ser obtidas no site do evento.