Projeto de pesquisa reaproveita radiografias antigas

27. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

O que você faz com uma radiografia velha? No Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) um projeto de pesquisa intercursos ensina as pessoas a fazerem um correto descarte e ainda evitar que o material utilizado na radiografia polua o meio ambiente. Durante toda essa terça-feira (27), alunos e professores dos cursos técnico integrado em Química e Superior de Tecnologia em Radiologia estão no hall do campus para explicar sobre o trabalho e recolher radiografias antigas.

A exposição marca o encerramento do projeto que começou em agosto e termina no próximo mês. A professora Laurete Medeiros Borges, coordenadora do curso de Radiologia e idealizadora do projeto, explica que a intenção foi alertar para o perigo que os resíduos das radiografias geram quando o descarte não é adequado. “Queremos que os alunos já comecem a desenvolver nos cursos uma consciência ambiental”, destaca.

O projeto envolve tanto a questão educativa – de orientar as pessoas a não jogarem radiografias em lixo comum – como também a recuperação da prata usada na radiografia e a reutilização de filmes radiográficos descartáveis. Quem passar pelo Campus Florianópolis hoje pode descobrir como é feito o processo para reaproveitar a radiografia, que envolve lavação, filtragem e queimação em um forno. Ao final, recupera-se a prata – que é utilizada nas aulas de química – e o acetato limpo, que será entregue para os alunos do curso superior de tecnologia em Design de Produto usarem no laboratório de materiais.

O servidor do campus, Mauricio dos Santos, aproveitou a ação para trazer radiografias que guardava em casa. “Eu trouxe raio-x que tinha em casa desde 2007”, disse.

Se você também tem radiografias antigas, pode levar nesta terça ao hall do Campus Florianópolis. Além disso, a coordenadoria do cursos superior de tecnologia em Radiologia será um posto de coleta permanente. “Quem quiser pode trazer radiografias usadas para a gente que utilizaremos em outros projetos”, afirma a professora Laurete.

Também trabalham no projeto as professoras Andréia Huhn (Radiologia) e Berenice Junkes (Química). Participam da pesquisa ainda as alunas bolsistas Daniela Klabelg (Radiologia) e Aline Flores (Química) e os estudantes voluntários Massai Silva (Química) e Marelise Montana (Radiologia).