IFSC assina acordo de cooperação com a Marinha do Brasil

28. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Gestão, Governo Federal, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) assinou na última semana um termo de acreditação que possibilita a oferta de cursos com certificados reconhecidos pela Marinha do Brasil, necessários para a formação de trabalhadores marítimos. Os cursos com certificação reconhecida pela Marinha serão oferecidos pelo Campus Itajaí já a partir de 2013. Em todo o Brasil, além do IFSC, apenas os Institutos Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba também estão autorizados a disponibilizar essa formação.

O acordo foi assinado no dia 20 de novembro durante a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Estavam presentes na ocasião a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e o diretor-geral do Campus Itajaí, Widomar Pereira Carpes Júnior.

O diretor explica que, atualmente, todo profissional que tenha a necessidade de trabalhar embarcado precisa fazer um curso na Marinha, mesmo os formados nos cursos de técnicos em Pesca e Aquicultura. A acreditação do IFSC ampliará a área de atuação dos egressos do campus e eliminará uma etapa adicional, que hoje é obrigatória, para atuação profissional. “Além disso, a certificação de cursos decorrente da acreditação terá reconhecimento internacional, pois a Marinha do Brasil é a instituição credenciada internacionalmente para formação dos trabalhadores marítimos”, explica.

A intenção é adaptar o currículo dos cursos para incorporar o conteúdo exigido pela Marinha na área de segurança do trabalho. O primeiro curso a ter essa adaptação no currículo deve ser o curso técnico de pesca. A partir de 2013, os alunos que ingressarem nesse curso já sairão com a certificação de trabalhador marítimo. Os demais cursos devem ter a mudança curricular apenas em 2014.

Em setembro deste ano, o Campus Itajaí recebeu dois barcos que serão usados para essa capacitação e certificação de trabalhadores marítimos. O custo total das embarcações, adquiridas com recursos do IFSC, foi de R$ 106 mil.

Tags: