Alunos aprendem a como elaborar um Plano de Negócios

29. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Eventos, Matérias

Nesta segunda-feira (26), o Campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promoveu uma palestra sobre Plano de Negócios, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Vale do Araranguá. Estiveram presentes os alunos do Proeja FIC de Instalações Elétricas e dos módulos II e IV do curso técnico Têxtil em Malharia e Confecção. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Ana Cristina Geraldo e Iole Piva.

O empresário e consultor Alessandro Ramos Costa explicou aos alunos todos os passos para a elaboração de um Plano de Negócios. Segundo ele, o plano é um instrumento de planejamento para futuras e atuais empresas. “Sua aplicação minimiza os riscos de fracasso, principalmente no ambiente econômico atual, no qual de 100 empresas que abrem, 99 fecham”, declara.

Alessandro ressaltou ainda que não basta ter capital, é necessário uma boa gestão de custos para alavancar e sustentar a empresa. O palestrante motivou os alunos a respeito da realização pessoal em ser dono do próprio negócio, deixando claro das responsabilidades e da carga de trabalho extra para conseguir esta realização.

A aluna do curso Têxtil em Malharia e Confecção, Grasiela Oliveira, avaliou como positiva a palestra. “Devemos valorizar essas oportunidades. O assunto abordado sem dúvidas será de grande ajuda para o nosso futuro profissional”, declara. O estudante do curso Proeja FIC de Instalações Elétricas, Gerson L. Barsosa, considerou muito importante a palestra para o curso e para sua formação. “Aprendi muito sobre a necessidade do planejamento e da pesquisa de mercado”, conta o aluno, que pretende abrir um negócio próprio.

A professora Aline de Oliveira, que ministra as disciplinas de Empreendedorismo, Gestão de Custos e Gestão da Produção, comentou sobre a importância do ensino de gestão para os alunos. “Por sua dinâmica interdisciplinar, a gestão está presente em todas as atividades profissionais, independentemente do cargo que a pessoa assume”, explica.

Aline ressalta que ser empreendedor não é uma condição, mas uma atitude de quem deseja se destacar no exercício de sua profissão e que tem na sua essência o inconformismo e predisposição à mudança.

Tags: