Comissão de Ações Afirmativas

30. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Câmpus São José, Gestão de Pessoas, Notas, Reitoria

Cinco membros da Comissão de Ações Afirmativas do IFSC participaram, na última semana, de um seminário de avaliação sobre os dez anos do sistema de cotas nas universidades. Durante o evento foram realizadas diversas discussões sobre os resultados e a atual situação das ações afirmativas, inclusive sobre a Lei 12.711 – que determina a reserva, em quatro anos, de 50% das vagas das instituições federais de ensino para estudantes de escolas públicas – e um levantamento de dados sobre alunos cotistas e não cotistas. Participaram do seminário os servidores Luciana Maciel de Souza (Campus Joinville), Sônia Regina Adão (reitoria), José Luiz Alves da Rocha (reitoria), Mariangela Mattos Avila (Campus São José) e Person Francisco Schlickmann (Campus Joinville).

Segundo a presidente da Comissão de Ações Afirmativas do IFSC, Luciana Maciel de Souza, o debate tem sido importante para ampliar o acesso e a permanência de estudantes cotistas. “Por isso estamos fomentando ações como o acolhimento a esses alunos, atendimento extraclasse, apoio econômico, psicológico e pedagógico, divulgação diferenciada dos processos de Ingresso e formação continuada a docentes e técnicos administrativos sobre o tema”, conta.

Para Luciana, porém, ainda é grande a resistência da comunidade acadêmica em relação às ações afirmativas. “Precisamos de políticas púbicas mais efetivas e eficazes, garantidoras da implementação, acompanhamento, desenvolvimento e avaliação destas ações”, afirma a presidente da Comissão.

Clique aqui e leia mais sobre o seminário realizado na UERJ.

Tags: