Docente do Campus Florianópolis é homenageado pela Assembleia Legislativa

30. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Gestão de Pessoas, Matérias

O professor André Roberto de Sousa, do Departamento de Metal-Mecânica do Campus Florianópolis, foi um dos dez homenageados durante a solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizada na última segunda-feira, dia 26. A sessão foi marcada em função dos 28 anos de atuação da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e destacou a atuação de dez personalidades que passaram pela fundação e trouxeram, ao longo da sua trajetória profissional, contribuições relevantes para a inovação dentro do Estado catarinense.

Com passagem pela Fundação Certi entre os anos de 1999 e 2002, o professor André foi indicado ao prêmio devido ao seu envolvimento com pesquisa e inovação na área de metrologia. “Penso que minhas contribuições também tenham passado pela publicação do livro de metrologia que foi indicado ao Prêmio Jabuti, a minha participação na criação dos cursos superiores de tecnologia e de engenharia em Mecatrônica no IFSC e a criação do mestrado profissional em Mecatrônica, também no IFSC, do qual fui o primeiro coordenador”, conta.

Além do professor do IFSC, também foram homenageadas personalidades como Guilherme Stark Bernard, atual presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), e Álvaro Prata, ex-reitor da UFSC e atual secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Clique aqui e leia mais sobre a homenagem à Certi no site da Alesc.

Prêmio Jabuti

O professor do IFSC foi indicado em agosto de 2009 à final do prêmio Jabuti de literatura e conquistou o segundo lugar na categoria de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. O livro, chamado “Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial”, trata dos fenômenos, instrumentos e procedimentos envolvendo as medições e as unidades de medida e foi escrito em co-autoria com o professor Armando Albertazzi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tags: ,