IFSC promove atividades sobre o Dia Nacional da Astronomia

30. novembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

O Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA-JBS) do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) celebrará o Dia Nacional da Astronomia, no dia 4 de dezembro, com apresentações da história da astronomia catarinense e brasileira, realizadas no auditório do campus. O evento será gratuito.

A estudante de meteorologia do Campus Florianópolis, Adair Cardozo, apresentará curiosidades do notável astrônomo amador, D. Pedro II, imperador do Brasil entre 1840 e 1889, destacando alguns fatos sobre sua vida e a relação com a astronomia. Alexandre Amorim, coordenador de observação do NEOA-JB, fará uma palestra com base no livro “O Astrônomo Brazilíco” (1854-1910), mostrando algumas curiosidades da publicação. Vídeos com breves apresentações sobre textos e músicas de José Brazilício de Souza, grande astrônomo catarinense, também serão apresentados.

Dentro da programação está o lançamento oficial do livro “O Astrônomo Brazilício”, autoria de Alexandre Amorim. No local do evento haverá vendas de exemplares e sessão de autógrafos do autor.

Além de ser uma oportunidade para que a comunidade possa saber mais sobre os astrônomos brasileiros e catarinenses, o evento vai lembrar as pessoas da existência e importância do Dia Nacional da Astronomia, comemorado em 2 de dezembro.

Confira abaixo a programação:
19h – Abertura, por Marcos A. Neves (Coordenador-Geral do NEOA-JBS)
19h10 – Apresentação: Curiosidades biográficas de D. Pedro II, por Adair
Cardozo
19h30 – Apresentação: A Astronomia, por José Brazilício de Souza
19h35 – Palestra: Por que conhecer o Astrônomo Brazilício?, por Alexandre
Amorim
20h10 – Apresentação: A mais bela flor do jardim celeste, por José
Brazilício de Souza. Sessão de autógrafos do livro “O Astrônomo Brazilício”, de Alexandre Amorim.

Tags: