Estudantes participam de oficina de coquetelaria

4. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

Cerca de 30 alunos do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram nesta segunda-feira à noite (03) de uma oficina de coquetelaria com profissionais de bares convidados. O encontro foi organizado em parceria com a Associação Catarinense de Bartender (ACB). Os palestrantes falaram sobre as dificuldade enfrentadas pelos profissionais da área e também fizeram demonstrações de elaboração de drinques.

De acordo com o professor Jucelio Kulmann de Medeiros, um dos organizadores do workshop, o objetivo da ação foi trazer as tendências atuais em bebidas, coquetelaria e mixologia. “Quisemos aproveitar a experiência de bartenders inseridos no mercado de trabalho para dinamizar as atividades e inseri-las no contexto profissional, já que em sala de aula nem sempre trabalhamos com situações reais”, explica.

Participaram da oficina alunos dos cursos técnico de Serviço de Restaurante e Bar e de qualificação em coquetelaria e garçom. Jucelio conta que a ideia do workshop surgiu após o Campeonato de Coquetéis organizado pela ACB em outubro desse ano e realizado no Campus Florianópolis-Continente.

O primeiro palestrante da noite foi o bartender Rodolfo Casalá. O uruguaio, que mora em Florianópolis desde 95, contou sobre o seu início no país de origem e sobre o recomeço no Brasil. “Quando cheguei aqui, não havia uma cultura de coquetéis e o paladar das pessoas era bem diferente”, disse. O bartender afirmou que teve que reaprender com os costumes locais. “No Uruguai, por exemplo, usamos muito gim e não trabalhamos com leite condensado”, falou.

Depois de contar sobre suas experiências de trabalho, Rodolfo preparou um coquetel que lhe rendeu uma premiação numa etapa regional de um campeonato. O coquetel “papa”, uma homenagem ao seu pai, pôde ser degustado pelos presentes. “Participem de campeonatos, pois, mesmo se não ganharem, vocês ganham muita experiência”, aconselhou o bartender aos alunos.

Depois foi a vez do mixologista Felipe Palanowski Silva fazer uma apresentação sobre a vodka Absolut, produto que representa na região sul. O profissional explicou sobre a produção da vodka e sobre como ela é utilizada em drinques. Felipe também orientou os alunos a ajudarem no desenvolvimento da cultura de coquetéis. “Precisamos tornar os coquetéis acessíveis para os clientes e um caminho é trabalhar no início com receitas clássicas e com baixo custo”, afirmou. O mixologista também mostrou como fazer o drinque Brisa do Mar, destacando a diferença entre fazer o preparo da bebida direto no copo e na coqueteleira.

Alunos aprovam a atividade

Para o aluno Sóstenes Rodrigo de Pascoli a oficina só demonstra uma das qualidades dos cursos do IFSC. “A escola nos dá muita prática e atividades assim são o diferencial do curso”, destaca o estudante do curso de qualificação em coquetelaria.

Sóstenes morava em Ibitinga, no interior de São Paulo. O jovem de 25 anos decidiu mudar de estado só para poder fazer o curso no IFSC. “Já trabalhava na área de coquetelaria na minha cidade e decidi me mudar para ter a chance de me qualificar numa instituição gratuita e de qualidade”, conta. Morando na capital desde agosto, o aluno pretende ficar na cidade quando o curso terminar em dezembro. “Já quero ver se consigo um emprego na área”, disse. O estudante também pretende fazer outros cursos de qualificação no IFSC, como os de espanhol e inglês também oferecidos pelo Campus Florianópolis-Continente.

Para conferir mais fotos da oficina, acesse o álbum no Facebook do IFSC.