Alunas do IFSC serão primeiras intercambistas de cursos técnicos da Rede Federal

6. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

Nos últimos anos, diversos alunos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) têm participado de programas de intercâmbio. Mas, no início de 2013, será a primeira vez que alunos de cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vão embarcar para uma experiência internacional. Como última etapa de um edital do Ministério da Educação de Cooperação Internacional, duas estudantes do Campus Florianópolis-Continente ficarão três meses estagiando em restaurantes franceses.

Gláucia Fernanda Scheffel, do curso Técnico em Panificação e Confeitaria, e Eddy Mallmann , do curso técnico em Cozinha, devem viajar em março para a instituição francesa La Rochelle. Na primeira semana, as alunas terão um período de adaptação e logo depois já iniciam o estágio em restaurantes.

E a expectativa é grande. Aos 27 anos, Gláucia já viajou para o exterior, mas nunca participou de um programa de intercâmbio. A confeiteira decidiu participar do edital de seleção do campus para aprimorar suas técnicas. “Estou bem ansiosa, espero aprender bastante e voltar com bastante conhecimento para poder aplicar aqui”, conta.

Eddy, de 24 anos, sempre teve vontade de fazer um intercâmbio e o edital do campus irá possibilitar esse desejo. “Acredito que uma experiência dessa nos enriquece, nos torna pessoas mais versáteis e amplia nosso conhecimento por convivermos com outra cultura”, afirma.

A coordenadora do projeto, Fabiana Mortimer Amaral, explica que o intercâmbio das alunas é a última etapa de uma cooperação bilateral Brasil/França proposta pelo IFSC e aprovada em um edital do Ministério da Educação (MEC) em 2010. Com recursos do MEC, o projeto contemplou, em dois anos, três idas de servidores brasileiros à França e a vinda de alunos franceses para o Brasil. Cerca de 25 servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tiveram a oportunidade de participar do intercâmbio.

Em função da disponibilidade de recurso, apenas duas bolsas para alunos do Campus Florianópolis-Continente foram disponibilizadas. Os interessados tiveram que passar por uma seleção que levou em consideração a frequência dos estudantes nas aulas, a nota de uma prova de Francês (oral e escrita) e a experiência profissional. Em função da área de estágio, para se candidatar era preciso ainda ter feito uma disciplina de habilidades básicas em cozinha.

Gláucia e Eddy serão as primeiras alunas de cursos técnicos da Rede Federal a participarem de um programa de intercâmbio pelo Governo Federal. “Esperamos que essa experiência sirva de modelo”, ressalta Fabiana. As alunas vão ganhar recursos para passagem e para se manterem. A alimentação e a estadia serão fornecidas pela instituição francesa.

A diretora-geral do Campus Florianópolis-Continente, Nelda Plentz de Oliveira, destaca que a internacionalização é um dos projetos do campus para os próximos anos. “Queremos ampliar a ida e a vinda de estudantes e servidores em programas internacionais, por meio de editais internos e externos, criando assim, um fluxo contínuo”, ressalta.

Tags: