Alunos de Chapecó participam das 24 Horas de Integração

12. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Eventos, Matérias

Estudantes e professores do curso técnico integrado em Informática do Campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina participam na sexta e sábado de uma atividade que vai exigir deles fôlego e organização, mas vai oportunizar um grande aprendizado. São as 24 Horas de Integração, que começam às 8h de sexta e vão até as 8h de sábado, com o tema “Mídia, (In)Visibilidade e Poder”. O objetivo do evento, proposto pelos próprios alunos, é integrar os conhecimento das várias disciplinas do curso.

A programação das 24 Horas de Integração foi construída em conjunto entre alunos e professores nas aulas preparatórias (foto) da unidade curricular Oficina de Integração. O professor Adriano Larentes da Silva, um dos responsáveis pela Oficina, explica que o tema escolhido vai funcionar como “fio condutor” das atividades. Eles vão tratar da invisibilidade que alguns setores da sociedade têm nos meios de comunicação.

As 24 Horas de Integração vão começar com uma visita aos estúdios da RBS TV em Chapecó, para conhecer como funciona uma redação jornalística e a produção das notícias. Depois, terão uma vivência como carroceiros. Com “carroças” emprestadas por carroceiros da cidade, vão passar pelas ruas de Chapecó recolhendo materiais. “Eles vão ver na prática como funciona o dia a dia dos carroceiros, que são um grupo ‘invisível’. E se eles são invisíveis, será que os alunos também vão ser?”, questiona Adriano.

Outras atividades programadas são jogos e brincadeiras, contação de histórias em português e espanhol, tarefas envolvendo conhecimentos de programação em informática, montagem de um filme e elaboração de um café da manhã para encerramento. Durante todo o período, os alunos serão acompanhados pelos professores do campus e vão aplicar conhecimentos adquiridos em disciplinas como História, Biologia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física, Análise de Sistemas e Programação Estruturada.

Os comenários não estão permitidos.