Servidor do Campus Gaspar organiza livro sobre história e política

21. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

O assistente de aluno do Campus Gaspar Michel Goulart da Silva é o organizador do livro Ensaio sobre história e política, lançado na última quarta-feira, dia 19, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O livro, publicado apenas em versão online (disponível aqui), reúne uma série de temáticas relacionadas ao fenômeno da política nos séculos XX e XXI. Entre outros temas, são discutidos o integralismo, nacionalismo de direita na Argentina durante o governo peronista, o anticomunismo na América Latina, a revolução sandinista na Nicarágua, a situação do Egito no contexto da “Primavera Árabe” e a situação dos direitos humanos no Brasil no que se refere aos debates acerca da ditadura.

O livro é destinado principalmente a pesquisadores e estudantes das diferentes Ciências Humanas, como História, Sociologia, Ciência Política e Educação. Ele reúne ensaios que apresentam pesquisas recentes realizadas acerca de temáticas importantes nas Ciências Humanas, como o nacionalismo, os movimentos sociais e os direitos humanos. “O livro apresenta contribuições para o campo conhecido como História do Tempo Presente, propondo-se a discutir temáticas que, de diferentes formas, permeiam ainda hoje a sociedade e a cultura política em diferentes contextos”, explica Michel. O servidor do IFSC também contribuiu com um capítulo sobre direitos humanos e ditadura no Brasil, tema de pesquisa dele no mestrado.

O Ensaio sobre história e política pode ser lido e baixado pela internet. Ele está inserido no projeto da Editoria Em Debate, da UFSC, que pretende difundir de forma ampla e democrática pesquisas realizadas na universidade, especialmente dos pesquisadores vinculados ao Memorial dos Direitos Humanos e ao Laboratório de Sociologia do Trabalho. Não há, por enquanto, previsão de versão impressa.

Graduado e mestre em História, Michel faz agora o doutorado na mesma área na UFSC.