Aprovada a metodologia de elaboração do PDI 2014-2018
26. dezembro 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, MatériasO novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC já tem sua metodologia de elaboração definida. A proposta foi apresentada na reunião do Conselho Superior (CS) realizada nesta quarta-feira (19) pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, e aprovada pelos conselheiros presentes. A elaboração do documento será iniciada em fevereiro de 2013.
O PDI é o documento que define os rumos do IFSC a cada quinquênio. “É uma espécie de planejamento estratégico da instituição, que traz objetivos tanto do ponto de vista da gestão quanto do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma o pró-reitor.
A metodologia sugerida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI) utiliza-se de diversas comissões e grupos específicos para viabilizar uma construção participativa do próximo PDI. “Procuramos uma forma de possibilitar o envolvimento de 100% dos servidores do IFSC, mesmo com uma instituição grande e complexa como a nossa”, afirma.
O trabalho da elaboração do PDI será coordenado por uma comissão central, a qual irá supervisionar o processo, articular as comissões e grupos envolvidos, detalhar a agenda de atividades e consolidar o documento final. Todos os campi terão comissões próprias e haverá comissões temáticas para tratar dos principais assuntos do documento, com integrantes tanto dos campi quanto da reitoria.
Para chegar à metodologia final, a PRDI baseou-se nas estratégias utilizadas por outras instituições, como a Universidade Federal de Lavras, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. “Foram instituições que têm semelhança com o IFSC ou utilizaram uma metodologia que se destacou por algum aspecto”, explica.
O próximo passo do processo de elaboração do PDI será a constituição da Comissão Central, que deve ocorrer em fevereiro de 2013. Também em fevereiro deverão ocorrer o detalhamento dos planos de trabalho e a constituição das demais comissões.
Confira aqui a apresentação da proposta de metodologia realizada pelo pró-reitor na reunião do Conselho Superior. Mais informações sobre a elaboração do novo PDI podem ser obtidas neste arquivo em PDF ou junto à PRDI pelo e-mail desenvolvimento.institucional@ifsc.edu.br.