Educação a Distância seleciona professores e tutores para cursos de pós-graduação

28. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Interessados em atuar como professores orientadores ou tutores dos cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ofertados na modalidade a distância pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm até o dia 18 de janeiro de 2013 para se inscrever.

Estão abertas 65 vagas para atuação como professor orientador de trabalhos de conclusão de curso (TCC), sendo 40 no curso de Especialização em Mídias na Educação e 25 no curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tutores presenciais, com atuação em polos de nove municípios catarinenses nos períodos vespertino ou noturno, a demanda é de 16 vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva. Já para as vagas de tutores a distância, com atuação em Florianópolis no período vespertino, serão aprovados cinco candidatos de forma imediata, também com formação de cadastro de reserva. Tanto para professores quanto para tutores, a remuneração se dá por bolsas de pesquisa pagas pela Capes/MEC (veja detalhamento abaixo).

Os candidatos para as vagas de professor orientador devem ter formação mínima em nível de pós-graduação e experiência mínima de um ano no magistério superior. Caso não tenha a experiência docente, é indispensável a apresentação de vínculo a programa de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado ou a formação completa em um desses níveis. Já os candidatos a tutores presenciais ou a distância devem comprovar formação de nível superior em qualquer área, preferencialmente na área relacionada ao curso de atuação. Devem também possuir formação pós-graduada ou estar vinculados a programa de pós-graduação reconhecido pela Capes, ou ainda comprovar experiência mínima de um ano de atuação no magistério de ensino básico ou superior.

Para participar da seleção, os candidatos devem fazer as inscrições exclusivamente por e-mail, atendendo às instruções dos editais de seleção referentes a cada função (veja links no detalhamento abaixo). Para os três casos, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Imigração, apresentar os documentos solicitados no ato da contratação, assinar termo de compromisso referente aos direitos e obrigações do bolsista vinculado ao Programa UAB, ter disponibilidade para atuação no município e turno constantes nos editais e ter disponibilidade para participar dos programas de capacitação obrigatórios da UAB, em datas a serem definidas pela coordenação do programa.

O processo seletivo é feito em duas etapas, após o recebimento das inscrições. Na primeira, são analisados os currículos dos candidatos e os documentos encaminhados por via digital no ato da inscrição. Na segunda, os candidatos classificados passam por entrevistas em data e horário agendados pela coordenação do processo seletivo. Para todas as vagas, os resultados serão divulgados no dia 14 de fevereiro de 2013, na página do Departamento de Educação a Distância, onde também podem ser consultados os editais na íntegra.

Saiba mais

Seleção de professores orientadores (Processo seletivo n. 031/2012/DEAD – clique aqui para ler o edital completo)

* Remuneração: bolsas de R$ 1.300,00 (para candidatos que comprovarem experiência de três anos de docência no ensino superior) ou de R$ 1.100,00 (para candidatos com formação pós-graduada, vínculo a programa de mestrado ou doutorado ou experiência docente de um ano no ensino superior). Para o trabalho de orientação, cada professor receberá duas bolsas.

* No ato da inscrição, os candidatos devem indicar quatro linhas de pesquisa para atuação.

Curso de Especialização Lato Sensu em Mídias na Educação – 40 vagas
Linhas de pesquisa:
– Mídias e o processo de ensino e aprendizagem
– Redes sociais aplicadas à educação
– TIC na educação infantil
– TIC na prática pedagógica
– Gêneros textuais
– Projetos audiovisuais
– Gestão empreendedora na escola

Curso de Especialização Lato Sensu em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA – 25 vagas
Linhas de pesquisa:
– Públicos da desigualdade social