Alunos do IFSC ficam em primeiro lugar no concurso do IFC

25. janeiro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Matérias

Mateus Moraes Bueno e Marco Antônio dos Santos, alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ficaram em primeiro lugar para o cargo técnico em Tecnologia da Informação (TI) no concurso público do Instituto Federal Catarinense (IFC), realizado no dia 16 de dezembro. Mateus passou para o Câmpus Blumenau e Marco Antônio para a Reitoria.

Mateus, estudante do Curso Técnico Concomitante em Informática do Câmpus Gaspar, se interessou pelo serviço público, pois apresenta um grande desafio na vida de qualquer profissional que queira desenvolver um serviço voltado para o desenvolvimento social. “É uma carreira bastante interessante em vários aspectos, principalmente pelo fato de colaborar com a comunidade na busca de soluções”, conta.

O aluno reservava pelo menos duas horas diárias para estudar matérias de português e legislação em apostilas, livros e mídias digitais. “O melhor a fazer é sempre estudar todos os assuntos que cairão, outra forma de se preparar para a prova é respondendo questões de concursos anteriores”, diz.

Segundo Mateus, fazer o curso de Informática no IFSC o ajudou a conquistar o 1º lugar no concurso, uma vez que a escola possui uma ótima estrutura e excelente qualidade de ensino. “Tenho orgulho de fazer parte desta Instituição, pois os alunos são incentivados a pesquisar e buscar sua autonomia, além da qualidade do corpo docente e demais servidores”.

Para Maurício Edgar Stivanello, orientador do Projeto de Pesquisa e Projeto Integrador de Mateus, o educando mostrou-se dedicado, focado e bastante consciente da responsabilidade que o próprio aluno possui ao longo da sua formação. “O estudante apresenta características que são essenciais para a construção de um profissional de qualidade, como comprometimento, pró-atividade e autonomia. Estas características, somadas à oportunidade de frequentar um curso alinhado com as tecnologias de mercado, com certeza contribuíram para a classificação de Mateus”.

O professor afirma que os alunos estão cada vez mais interessados em concursos públicos por causa dos atrativos. “Fatores como estabilidade financeira, possibilidade de qualificação continuada e oportunidade de envolvimento com atividades de ensino, pesquisa e extensão são levados em conta”, explica.

Já Marco Antônio dos Santos é formando do Curso Técnico em Informática para Internet na Modalidade EaD, ofertado pelo Câmpus Florianópolis com polo presencial no Câmpus Gaspar.