GT-Docentes retoma discussões sobre critérios para progressão e RSC

31. janeiro 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

O grupo de trabalho (GT) que discute a reestruturação das Carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) esteve reunido nesta quarta-feira, 30/1, em Brasília. Os participantes finalizaram as discussões iniciadas em reunião anterior, realizada no último dia 9/1, sobre a Portaria com os critérios para progressão e promoção do plano de carreiras do magistério e a proposta de critérios para o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi representado pelo seu vice-presidente, Sérgio Pedini, e pelo reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Arnaldo Augusto Ciquielo Borges. Eles defenderam que os critérios para progressão e promoção do plano de carreiras do magistério respeitem às características específicas dos docentes da Rede Federal.

Quanto ao RSC, o grupo reiterou o posicionamento de que esse é um importante programa de valorização dos docentes do EBTT, já que considera a experiência de professores que não possuem titulação, mas acumulam experiência em áreas importantes para as instituições. Antes de encerrar os debates sobre o tema, a proposta minutada na primeira reunião do grupo em 2013 ficou disponível para consulta e sugestões.

A próxima reunião do GT está prevista para a última semana de fevereiro, quando serão abordados pontos relacionados aos professores titulares e auxílio-transporte.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), do Ministério do Planejamento (MPOG), da Federação dos Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Informações da Assessoria de Comunicação do Conif

 

Os comenários não estão permitidos.