Estudantes do IFSC participam de eventos em Recife

15. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São José, Eventos, Matérias

Um grupo de 17 estudantes do IFSC participou em janeiro da 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), promovido pela UNE, e do 2º Encontro Nacional de Grêmio Estudantis (ENG), promovido pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) em Recife. Entre os temas em discussão, estiveram a construção da Nova Escola nas salas de aula de todo o País, a luta pelo passe livre e a defesa do ensino técnico no Brasil. “Também discutimos sobre distribuição dos royalties do pré-sal, 10% do PIB para a educação e a construção do novo ensino médio”, lembra o coordenador de organização do Grêmio Estudantil do Câmpus Florianópolis, Rafael Enoch Homem Júnior.

O evento permitiu aos estudantes conhecer pessoas de todo o país e trocar ideias e experiências. “Conhecemos pessoas que buscam também uma educação de qualidade e a experiência que adquirimos foi importante para nossa vida de estudante”, diz Rafael, de 18 anos, que está no quarto semestre do curso técnico integrado em Eletrotécnica.

O grupo do IFSC era formado por estudantes dos câmpus Florianópolis, Jaraguá do Sul e São José e viajou a Recife em ônibus cedido pelo IFSC.

Composto por 1.200 estudantes, representantes de diversos movimentos populares, sociais, estudantis e educacionais, o 2° Encontro Nacional de Grêmios da Ubes foi realizado paralelamente ao 2° Encontro de Mulheres Estudantes da UBES (EME), no qual os secundaristas fizeram debates sobre gênero, autonomia e emancipação das mulheres que compõem insubstituivelmente seus lugares na sociedade. Confira aqui documentos resultantes dos encontros.